Questão 89645a9d-af
Prova:
Disciplina:
Assunto:
A devoração ritual dos valores europeus se estendia a determinados cânones artísticos europeus herdados do Renascimento. Nesse período da história europeia (séculos XV e
XVI), houve
A devoração ritual dos valores europeus se estendia a determinados cânones artísticos europeus herdados do Renascimento. Nesse período da história europeia (séculos XV e
XVI), houve
Para responder à questão,
considere o texto abaixo.
Do primitivismo de Pau-Brasil, saiu em 1927 o movimento
Antropófago, chefiado por Oswald de Andrade, com Tarsila do
Amaral, Raul Bopp, Antônio de Alcântara Machado e outros. A
posição anterior é aí requintada em sentido mitológico e simbólico
mais amplo, com uma verdadeira filosofia embrionária da cultura.
Oswald propugnava uma atitude brasileira de devoração ritual dos
valores europeus, a fim de superar a civilização patriarcal e
capitalista, com as suas normas rígidas no plano social e os seus
recalques impostos, no plano psicológico.
(Antonio Candido e José Aderaldo Castello, Presença da Literatura
Brasileira − Modernismo. 6. ed. Rio de Janeiro/S. Paulo: Difel, 1977.
p. 16)
Para responder à questão,
considere o texto abaixo.
Do primitivismo de Pau-Brasil, saiu em 1927 o movimento
Antropófago, chefiado por Oswald de Andrade, com Tarsila do
Amaral, Raul Bopp, Antônio de Alcântara Machado e outros. A
posição anterior é aí requintada em sentido mitológico e simbólico
mais amplo, com uma verdadeira filosofia embrionária da cultura.
Oswald propugnava uma atitude brasileira de devoração ritual dos
valores europeus, a fim de superar a civilização patriarcal e
capitalista, com as suas normas rígidas no plano social e os seus
recalques impostos, no plano psicológico.
(Antonio Candido e José Aderaldo Castello, Presença da Literatura
Brasileira − Modernismo. 6. ed. Rio de Janeiro/S. Paulo: Difel, 1977.
p. 16)
A
a reinterpretação dos valores vigentes na cultura grecolatina, bem como a valorização de um certo ideal de
beleza e de razão, numa perspectiva humanista.
B
a retomada da tradição naturalista e da concepção de
que o homem, como criação divina, estava integrado
perfeitamente ao Cosmos, sendo dever dos artistas retratar essa harmonia mística.
C
a celebração coletiva do hedonismo, numa busca incessante pelo sublime mediante a crença na utopia da
realização plena: afetiva, material e religiosa.
D
o questionamento das interpretações dogmáticas baseadas no antropocentrismo uma vez que, desde a Idade
Média, se afirmava que o Sol não era o centro do
universo.
E
a reprodução, em larga escala e de forma monumental,
do conjunto de obras do Classicismo, com o objetivo de
provar que a técnica era mais importante que o talento
ou a perfeição.