Questão 890b4edb-af
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Para responder a esta questão, considere os sentidos encontrados no verbete de dicionário abaixo transcrito e a última
frase do texto − Tudo ainda é registrado por mãos como as
dos oleiros da Cerâmica Tatá, que aqui apresentam loucinhas
de barro que tantas infâncias embalaram.
louça
substantivo feminino
1 produto de cerâmica de pasta porosa e esmaltada, us. para
fins diversos e esp. na fabricação de objetos domésticos
Ex.: caneca de l.
2 conjunto de recipientes (pratos, xícaras etc.) de porcelana
ou similar, us. para servir refeições; aparelho, serviço
A análise do verbete e da frase, considerada em seu contexto,
autoriza o seguinte comentário:
Para responder a esta questão, considere os sentidos encontrados no verbete de dicionário abaixo transcrito e a última frase do texto − Tudo ainda é registrado por mãos como as dos oleiros da Cerâmica Tatá, que aqui apresentam loucinhas de barro que tantas infâncias embalaram.
louça
substantivo feminino
1 produto de cerâmica de pasta porosa e esmaltada, us. para fins diversos e esp. na fabricação de objetos domésticos
Ex.: caneca de l.
2 conjunto de recipientes (pratos, xícaras etc.) de porcelana ou similar, us. para servir refeições; aparelho, serviço
A análise do verbete e da frase, considerada em seu contexto, autoriza o seguinte comentário:
Para responder à questão considere
o texto abaixo.
Arrancado das entranhas da terra, o barro é visto por aqueles
que nele tentam imputar formas como uma verdadeira entidade viva,
dona de vontade própria. É como se houvesse uma espécie de pacto
entre o barro e o barrista, e quem dá as cartas nessa parceria não é o
homem. Porções generosas de imprevisibilidade, escondidas em sua
composição, se desnudam instantaneamente ao menor toque das
mãos. Alguns artesãos de Santa Catarina veem isso acontecer desde
crianças, tomaram gosto pelo desafio e continuam mostrando o
talento semeado em casa. Essa imprevisibilidade também apaixonou
uma nova geração, que, como os artesãos de berço, continua
narrando a influência da colonização açoriana no litoral. As crendices,
a preferência pelas coisas simples da vida, o gosto pelas festas, a
forte religiosidade. Tudo ainda é registrado por mãos como as dos
oleiros da Cerâmica Tatá, que aqui apresentam loucinhas de barro
que tantas infâncias embalaram.
(Feito a mãos: O artesanato em Santa Catarina. Publicação do
Governo do Estado de Santa Catarina: Tempo Editorial, 2008. p. 19)
Para responder à questão considere
o texto abaixo.
Arrancado das entranhas da terra, o barro é visto por aqueles
que nele tentam imputar formas como uma verdadeira entidade viva,
dona de vontade própria. É como se houvesse uma espécie de pacto
entre o barro e o barrista, e quem dá as cartas nessa parceria não é o
homem. Porções generosas de imprevisibilidade, escondidas em sua
composição, se desnudam instantaneamente ao menor toque das
mãos. Alguns artesãos de Santa Catarina veem isso acontecer desde
crianças, tomaram gosto pelo desafio e continuam mostrando o
talento semeado em casa. Essa imprevisibilidade também apaixonou
uma nova geração, que, como os artesãos de berço, continua
narrando a influência da colonização açoriana no litoral. As crendices,
a preferência pelas coisas simples da vida, o gosto pelas festas, a
forte religiosidade. Tudo ainda é registrado por mãos como as dos
oleiros da Cerâmica Tatá, que aqui apresentam loucinhas de barro
que tantas infâncias embalaram.
(Feito a mãos: O artesanato em Santa Catarina. Publicação do
Governo do Estado de Santa Catarina: Tempo Editorial, 2008. p. 19)
A
a expressão loucinhas de barro foi empregada em
sentido depreciativo.
B
no texto, ocorreu uma inadequação, pois é incompatível
o uso da palavra oleiros associada a loucinhas de barro.
C
é legítima a hipótese de que os oleiros da Cerâmica Tatá
fabricam jarros, vasilhas e representações, por exemplo,
de santos e figuras associadas a superstições.
D
os oleiros da Cerâmica Tatá, que apresentam suas
peças na obra Feito a mãos, produzem exclusivamente
miniaturas de utensílios para refeições.
E
Para ilustrar Feito a mãos, foram escolhidos artesãos açorianos que desenharam brinquedos portugueses nas
sopeiras e travessas que fabricam.