Questão 87508db7-ab
Prova:INSPER 2015
Disciplina:Português
Assunto:Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Nesse fragmento há várias expressões que, no contexto, remetem à beleza de Marcela e a seu poder de atração sobre o narrador. Entre essas expressões, NÃO se pode citar

No fragmento a seguir, extraído do capítulo XIV das Memórias póstumas de Brás Cubas, o narrador
conta como ele conheceu Marcela, que viria a ser o primeiro amor de sua vida.

Via-a, pela primeira vez, no Rossio Grande, na noite das luminárias, logo que constou a declaração da
independência, uma festa de primavera, um amanhecer da alma pública. Éramos dous rapazes, o povo e eu; vínhamos da infância, com todos os arrebatamentos da juventude. Via-a sair de uma cadeirinha, airosa e vistosa, um corpo esbelto, ondulante, um desgarre, alguma coisa que nunca achara nas mulheres puras. – Segue-me, disse ela ao pajem. E eu seguia-a, tão pajem como o outro,
como se a ordem me fosse dada, deixei-me ir namorado, vibrante, cheio das primeiras auroras. A meio caminho, chamaram-lhe “linda Marcela", lembrou-me que ouvira tal nome a meu tio João, e fiquei, confesso que fiquei tonto. (...)

Machado de Assis, Memórias póstumas de Brás Cubas.

A
arrebatamentos da juventude.
B
airosa e vistosa.
C
corpo esbelto.
D
alguma coisa que nunca achara nas mulheres puras.
E
tão pajem como o outro.

Gabarito comentado

T
Thiago Martins Monitor do Qconcursos

Tema central: A questão solicita aplicação de interpretação de texto e semântica, exigindo a identificação do sentido de expressões no contexto do trecho de Memórias Póstumas de Brás Cubas para apontar qual delas não se refere à beleza de Marcela.

Estratégia para resolver: Antes de marcar a alternativa, é fundamental analisar com atenção o contexto em que cada expressão é empregada no texto, observando se remete à descrição de beleza, encanto físico ou poder de atração de Marcela, ou se trata apenas de um sentimento ou comportamento do narrador.

Justificativa da alternativa correta (A): "arrebatamentos da juventude" refere-se à natureza impulsiva e idealista do narrador e do povo naquele momento de vida. Não tem relação direta com a descrição física ou o charme de Marcela, e sim com as emoções típicas da juventude. Por isso, não remete à beleza de Marcela.

Análise das alternativas incorretas:

B) "airosa e vistosa": Ambos os adjetivos são usados para salientar a elegância, graça e beleza visual de Marcela, sendo típica descrição de traços atraentes (Cf. Bechara, Moderna Gramática Portuguesa).

C) "corpo esbelto": Descrição direta do porte físico, destacando atributos clássicos de beleza feminina.

D) "alguma coisa que nunca achara nas mulheres puras": Aqui, o narrador identifica um encanto singular, um diferencial atrativo em Marcela, associando ao magnetismo e fascínio feminino.

E) "tão pajem como o outro": Apesar de não descrever o aspecto físico de Marcela, expressa o poder de atração que ela exerce — o narrador sente-se tão cativado quanto o pajem que a acompanha, revelando o fascínio despertado por sua presença.

Destaque importante para provas: Expressões que remetem ao sentido figurado ou a efeitos pessoais do narrador (como sentimentos ou reações dele), se não caracterizam diretamente o objeto descrito, normalmente são a chave para identificação desse tipo de questão. Atenção à diferença entre descrever e causar sensação!

Regra/Conceito central: Segundo Celso Cunha & Lindley Cintra, a interpretação correta depende do contexto, e não apenas do sentido amplo das palavras. Análise atenta das intenções e efeitos textuais é essencial (Nova Gramática do Português Contemporâneo).

Gabarito: A

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo