Questão 80fd4092-31
Prova:PUC - Campinas 2015
Disciplina:Português
Assunto:Interpretação de Textos, Gêneros Textuais

Atenção: Para responder a esta questão, considere o Texto B e o que segue.

RECEITA DE ARROZ DOCE TRADICIONAL

INGREDIENTES

1 litro e meio de leite

2 xícaras de arroz branco (já lavado)

3 xícaras de açúcar

Canela em pau (uso e quantidade a gosto)

1 lata de leite condensado


MODO DE PREPARO

Cozinhar o arroz no leite, juntamente com a canela.

20 minutos depois, mexer de tempos em tempos, acrescentar o açúcar, deixar mais 20 minutos e logo em seguida acrescentar o leite condensado e deixar mais 20 minutos.

Colocar em uma linda travessa. 

Levando em conta os gêneros de textos, é correto afirmar: O texto B e a receita 

Atenção: A questão refere-se a A e B, trechos de capítulos da obra Ginástica doce e yoga para crianças: método La Douce. 

A.

CAPÍTULO 2

O CORPO

Conhecer bem o corpo para fazê-lo trabalhar melhor

Cinco extremidades: a cabeça, as mãos, os pés

Para comunicar-se com tudo que a cerca, a criança usa a cabeça, as duas mãos e os dois pés.

A cabeça permite-lhe ter acesso a todas as informações disponíveis. Sede do cérebro, ela fornece os recursos necessários para bem compreender seu ambiente. É igualmente através desta parte do corpo que penetram duas fontes de energia: o ar e o alimento.

A cabeça se articula através do pescoço. Corredor estreito entre o cérebro e a parte inferior do corpo, o pescoço deve ser flexível para facilitar a qualidade das trocas.

As mãos e os pés são verdadeiras antenas. Sua riqueza em terminações nervosas e vasos sanguíneos, assim como a possibilidade das inúmeras articulações, fazem deles instrumentos de extraordinária precisão. 


B.

CAPÍTULO 8

AS EXTREMIDADES

8.4 OS PÉS

2. O limpador de para-brisas

Posição: sentada com os braços atrás do corpo e as mãos apoiadas no chão

− Gire os tornozelos para dentro e para fora;

− Levante e abaixe os calcanhares mantendo as barrigas das pernas no chão (os dois juntos; depois um de cada vez). 

     

A
têm como objetivo sugerir ao leitor a realização de uma tarefa, apresentando o passo a passo da atividade; em ambos os casos, o executor não tem espaço para livre escolha.
B
distinguem-se totalmente: a) pela intenção da mensagem − B busca informar o interlocutor acerca de cuidados com a saúde da criança, a receita, simples indicação de uma fórmula, mostra como preparar um alimento; b) pela composição da mensagem − B admite ilustração, a receita não admitiria.
C
não podem ser aproximados sob nenhum critério, pois, fazendo parte de universos absolutamente distintos − como o comprovam tanto o assunto de cada um, quanto o estilo adotado em cada um deles − , jamais estarão inseridos em contextos comunicativos iguais ou somente parecidos.
D
apresentam traços distintos em sua composição, como se nota pelo emprego do imperativo (em B) e do infinitivo (na receita); entretanto, essa específica diferença não impede o reconhecimento de que partilham a mesma finalidade de instruir o receptor.
E
implicam obrigatoriedade do interlocutor em cumprir o que está minuciosamente descrito em cada um dos textos, mas distinguem-se: em A, a prática vem investida de caráter lúdico, pelo tipo específico de destinatário da mensagem, enquanto a receita remete a atividade rotineira e desgastante.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo