Questão 8048bc3a-e1
Prova:UCPEL 2010
Disciplina:História
Assunto:História do Brasil, Era Vargas – 1930-1954


A charge acima relaciona-se à:

A
tomada de decisão do governo brasileiro – e m virtude da pressão norte-americana e da mobilização popular – de declarar guerra à Alemanha e à Itália, em agosto de 1942.
B
pressão da política internacional à época da Segunda Guerra Mundial, no sentido da participação do país no conflito ao lado das potências do Eixo.
C
adoção da política externa pendular de Getúlio Vargas, ou seja, a realização de jogo com os interesses de norte-americanos e soviéticos no período da denominada “guerra fria”.
D
decisão que ficou conhecida como o dia do “Fico”, de D. Pedro de Alcântara, momento em que ele resolveu permanecer no Brasil e influenciou, diretamente, na Independência do país.
E
pressão ocasionada pela população brasileira, no sentido da entrada do Brasil na Primeira Guerra Mundial ao lado dos alemães.

Gabarito comentado

Marcelo SaraivaProfessor de Atualidades, formado em História (UFF) e Geografia (UFF)
Sobre a correta interpretação da charge em questão:

A) As ações ofensivas da Alemanha no Atlântico Sul, com o afundamento de navios brasileiros, levou ao interesse dos EUA em atuar a partir de bases no litoral brasileiro. A pressão popular pelas mortes de marinheiros causadas pelos ataques alemães também foram de grande importância para a mudança de posição do governo Vargas e a opção pela entrada na Guerra ao lado dos aliados.
B) Mesmo durante o período de neutralidade o Brasil de Vargas não enviou claros sinais de que poderia se aliar ao Eixo o que de fato nunca ocorreu.
C) A Guerra Fria foi posterior a Segunda Guerra Mundial e ao governo Vargas.
D) Esse episódio ocorreu durante o processo de independência mais de um século antes dos eventos aos quais a charge se refere.
E) A charge se refere a Segunda Guerra e não a primeira.

GABARITO DO PROFESSOR: A







Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo