Questão 7c581f15-b6
Prova:IF-GO 2010
Disciplina:História
Assunto:República Autoritária : 1964- 1984, História do Brasil

“A música tem sido concebida basicamente como expressão de arte no pensamento hegemônico euro-ocidental, principalmente no ambiente erudito, ficando restrita, assim, à fruição no campo estético. No entanto, além desse aspecto, o fazer musical sempre se vinculou às mais variadas práticas, (...) fazendo-se presente nas atividades religiosas, nos momentos solenes e de exaltação coletiva, no trabalho, na educação, nas expressões dramáticas e coreográficas, servindo à demarcação identitária de pessoas, grupos e povos e tantos vínculos mais. Um dos usos da música nos diversos grupos humanos se dá no campo político-ideológico.”
Adaptação de Alberto T. Ikeda. Música, Política e Ideologia: Algumas Considerações. Disponível em:http://www.ia.unesp.br/@rquivo@/pdf/artigo-01-keda.pdf.

O texto de Alberto Ikeda mostra como a música, enquanto produção da cultura, pode ser muitas vezes apropriada para a divulgação de valores e ideias que legitimam o poder de determinados regimes políticos e também para criticar estes regimes.
Com base no texto, analise os trechos de músicas brasileiras a seguir e, no que se refere à valorização e exaltação propagandista do regime militar brasileiro pós 1964, assinale a alternativa incorreta.

A
"Apesar de você, amanhã há de ser outro dia..."
B
"90 milhões em ação, pra frente Brasil do meu coração..."
C
"Eu te amo, meu Brasil, eu te amo. Meu coração é verde, amarelo, branco, azul anil... Ninguém segura a juventude do Brasil".
D

"Este é um país que vai pra frente...

De uma gente alegre e tão contente..."

E
"Moro num país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza."

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo