Questão 7bfe3892-b4
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Leia abaixo trecho retirado do romance Abdias, de Cyro dos Anjos:
.“Esperem. Não devo escrever tudo o que me vem à cabeça. Às vezes representamos como atores, perante
nós próprios, e mesmo aquilo que brota espontaneamente do coração costuma não ser sincero. Os
sentimentos usam máscaras até em sua câmara íntima. Para encontrar a verdade, temos de despi-los, nos
redutos mais secretos. Bem sei que não sou um monstro. Talvez tenha querido passar como tal, apenas para
excitar a piedade de alguém em cujas mãos possam estas páginas cair algum dia. É muito conhecido este
processo de captarmos a benevolência alheia com a confissão nua de nossas misérias.” (ANJOS, 1963, p.
102)
Com base no trecho acima bem como na leitura do romance, pode-se afirmar que todas as afirmativas estão
corretas, EXCETO
Leia abaixo trecho retirado do romance Abdias, de Cyro dos Anjos:
.
“Esperem. Não devo escrever tudo o que me vem à cabeça. Às vezes representamos como atores, perante
nós próprios, e mesmo aquilo que brota espontaneamente do coração costuma não ser sincero. Os
sentimentos usam máscaras até em sua câmara íntima. Para encontrar a verdade, temos de despi-los, nos
redutos mais secretos. Bem sei que não sou um monstro. Talvez tenha querido passar como tal, apenas para
excitar a piedade de alguém em cujas mãos possam estas páginas cair algum dia. É muito conhecido este
processo de captarmos a benevolência alheia com a confissão nua de nossas misérias.” (ANJOS, 1963, p.
102)
Com base no trecho acima bem como na leitura do romance, pode-se afirmar que todas as afirmativas estão
corretas, EXCETO
A
Conduzido pelas reflexões e reminiscências do narrador, o romance elabora saltos e descontinuidades
quebrando a sequência narrativa cronológica em favor das contingências da memória individual.
B
O gênero diário permite a autocrítica e a autoavaliação do protagonista, levando-o a uma atitude de
meditação cuidadosa e imobilidade frente aos conflitos.
C
O protagonista usa, frequentemente, uma ironia autodepreciativa para angariar a simpatia do leitor,
mostrando-se consciente da artificialidade de suas confissões.
D
As confissões do protagonista, frequentemente, constituem formas de reconstruir experiências vividas
em uma atitude de fugacidade que recusa as percepções presentes.