Questão 7b2a2001-b0
Prova:PUC-GO 2010
Disciplina:Português
Assunto:Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Assinale a alternativa que caracteriza corretamente o livro de contos Cinzas da paixão e outras estórias, de Maria Aparecida Rodrigues:

TEXTO 05

      Fecho os olhos com insistência e tento resgatar a veracidade daqueles momentos. Tudo insólito, orvalho matutino, insolitíssimo.
     Na infância, corríamos quintal adentro. Subíamos nas grimpas das árvores e lá brincávamos de morar. Ela sempre no andar de baixo; eu, nas alturas. [...] O mundo dali era pequeno e ao mesmo tempo enorme. Eu e o mundo. Um no dentro do outro. Um além do outro. Tão longe e tão junto. [...] Ficava, eu, horas e horas, assim, balançando nas grimpas. Esquecia do tempo. Às vezes, brincávamos de impulsionar forte o galho, no ritmo do balanço até que lançássemos o nosso corpo da copa de uma árvore aos galhos de outras árvores próximas, feito pássaros: voando de galho em galho, de árvore em árvore, transpondo os limites do vazio e do céu.

(RODRIGUES, Maria Aparecida. A Transfiguração de Lúcia In:. _______ . Cinzas da paixão e outras estórias. Goiânia: Ed. da UCG, 2007. p. 19.)

A
O conto “A Transfiguração de Lúcia” apresenta uma cena tipicamente goiana, que revela aspectos da infância recheados de brincadeiras despretensiosas; pura fantasia de criança.
B
A obra revela uma preocupação concreta com a sustentabilidade do homem e do mundo contemporâneo, uma vez que podemos vislumbrar, em seus contos, o passado e o presente sendo confrontados e, nesse processo, tanto o ser humano quanto as coisas mundanas deixam transparecer suas fragilidades e suas mazelas.
C
Em Cinzas da paixão..., há uma preocupação constante com a infância que não volta mais, cheia de alegria e sonhos, comparada com um presente sem qualquer perspectiva, numa linguagem tão áspera quanto é a vida de grande parte dos personagens que se apresentam em suas estórias.
D
A cena descrita em “A Transfiguração de Lúcia” é típica de saudade e melancolia, em linguagem comum, própria do universo infantil, fazendo aflorar tão-somente um desejo de recuperar o passado, como aliás acontece na maioria dos contos deste livro.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo