Questão 789b16bd-a9
Prova:UDESC 2007
Disciplina:História
Assunto:Brasil Monárquico – Primeiro Reinado 1822- 1831, História do Brasil, Brasil Monárquico – Segundo Reinado 1831- 1889

Assinale a alternativa incorreta, sobre o processo de imigração no Brasil, nos séculos XIX e XX.

A
Pressionados pelos vários relatos de maus tratos sofridos pelos imigrantes no território brasileiro, governos europeus, como o italiano e o espanhol - no início do século XX - , restringiriam a emigração para o Brasil.
B
Depois de 1822 o novo governo imperial procurou trazer imigrantes europeus para colonizar o vasto território brasileiro. A imigração de alemães, suíços e de outros germânicos dominaria a primeira metade do século XIX.
C
A partir, mais ou menos, de 1880, o problema da mão-de-obra para manter as lavouras de café, base da economia nacional, provocaria uma explosão da imigração no Brasil.
D
Dentro da questão da imigração, também havia outras motivações claramente racistas: "branquear o Brasil, para civilizá-lo" .
E
O processo de imigração no Brasil foi bastante uniforme, principalmente se compararmos os imigrantes instalados em Santa Catarina com aqueles instalados em São Paulo, no final do século XIX.

Gabarito comentado

V
Vanessa CamposMonitor do Qconcursos

Alternativa correta: E (ou seja, é a afirmativa incorreta sobre o processo de imigração).

Tema e importância: trata-se da imigração para o Brasil nos séculos XIX e XX, tema central para compreender formação social, trabalho e política racial no país. Para responder é preciso conhecer cronologia (fluxos por período), leis e políticas públicas e as diferenças regionais na recepção e utilização dos imigrantes.

Resumo teórico: após a Independência e especialmente desde meados do século XIX, o Estado e fazendeiros incentivaram europeus como alternativa ao trabalho escravo. Marcos: leis repressivas ao tráfico (Eusébio de Queirós, 1850), Lei de Terras (1850), aceleração imigratória a partir de ≈1880 e intensificação após a Abolição (Lei Áurea, 1888). Havia diferenças regionais: colonatos germânicos e italianos em regiões sul e centro-sul, e fluxo massivo de mão-de-obra contratada para as lavouras de café em São Paulo (Itália, Espanha, Japão mais tarde). Fontes: Boris Fausto, “História do Brasil”; Leslie Bethell (editor), estudos sobre imigração; decretos como o Decreto Prinetti (Itália, 1902) que restringiu emigração subsidiada ao Brasil.

Por que E é incorreta: a alternativa afirma que o processo foi bastante uniforme entre, por exemplo, Santa Catarina e São Paulo no final do século XIX — isso é falso. As formas de atração, estrutura fundiária, atividades econômicas e composição étnica variavam muito. Em São Paulo predominou imigrante massificado para o trabalho assalariado nas grandes fazendas de café (contratados ou em parceria), enquanto em Santa Catarina houve colonatos familiares, agricultura de pequena escala e presença mais consolidada de famílias germânicas e italianas em núcleos rurais. Logo, não houve uniformidade.

Análise das demais alternativas (por que são corretas):

A: correta — relatos de maus-tratos e condições de contratação provocaram reação de governos europeus; exemplo: Decreto Prinetti (Itália, 1902) restringiu emigração subsidiada.

B: correta — desde o início do Império buscou‑se atrair europeus; imigração germânica começa ainda na 1ª metade do século XIX (colônias alemãs no RS, SC, PR a partir de 1824 em diante).

C: correta — a partir de ~1880 houve um forte aumento migratório para suprir a demanda de mão-de-obra do café (intensificação após 1888).

D: correta — havia motivações racistas explícitas em setores políticos e elites que defendiam o “branqueamento” como projeto nacional.

Estratégia para provas: foque em cronologia, leis e diferenças regionais. Questões que generalizam processos regionais costumam ser pegadinhas.

'Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!'

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo