Questão 7883674a-3d
Prova:FGV 2014
Disciplina:História
Assunto:História do Brasil, Processo de Independência: dos movimentos nativistas à libertação de Portugal

Observe o mapa.


(Armelle Enders, A nova história do Brasil, p. 109)

Os dados do mapa mostram que a emancipação política do Brasil

A
efetivou-se com o chamado Grito do Ipiranga, porque todas as províncias do Brasil, imediatamente, passaram a obedecer às ordens vindas do Rio de Janeiro na pessoa do Imperador Dom Pedro I e romperam todos os laços com as Cortes de Lisboa, defensoras da recolonização brasileira.
B
ocorreu de forma homogênea, com a divisão da liderança do movimento emancipacionista entre os principais comandos regionais do Brasil e com a constituição de acordos políticos que garantiram a unidade territorial e a efetivação do federalismo.
C
dividiu as regiões brasileiras entre as defensoras de uma emancipação vinculada ao fim do tráfico de escravos, caso das províncias do Norte e do Nordeste, e as províncias do Centro-Sul, contrárias à separação definitiva de Portugal e favoráveis à constituição de uma monarquia dual.
D
foi um processo complexo, no qual não houve adesão imediata de algumas províncias ao Rio de Janeiro, representado pelo poder do imperador Dom Pedro I, pois essas províncias continuaram fiéis às Cortes de Lisboa, levando a guerras de independência.
E
diferencia-se radicalmente das experiências da América espanhola, porque a América portuguesa obteve a sua independência sem que houvesse qualquer movimento de resistência armada por parte dos colonos ou da metrópole, interessados em uma separação negociada.

Gabarito comentado

Marcelo SaraivaProfessor de Atualidades, formado em História (UFF) e Geografia (UFF)
Sobre a imagem associada e a emancipação do Brasil buscamos a opção correta.

A) A aceitação pelas elites regionais da declaração de independência não foi automática e tampouco unânime. O processo foi longo e complexo e envolve desde elementos da política brasileira da época que consideraram apoiar o movimento constitucional português de 1820 até tropas militares portuguesas estacionadas no Brasil que simplesmente se recusaram a acatar as ordens vindas do Imperador sediado no Rio de Janeiro.
B) O federalismo enquanto modelo de organização político só foi implantado no Brasil quase um século depois já durante o governo republicano civil.
C) Não existiu qualquer vinculação entre a emancipação brasileira e a abolição do regime escravista que naquele momento ainda era visto como vital para a economia nacional pela maioria das elites provinciais.
D) As províncias do norte do Brasil contavam com grande quantidade de cidadãos portugueses controlando atividades econômicas altamente rentáveis. Estes indivíduos auxiliados por tropas portuguesas sediadas em diferentes pontos recusaram-se a acatar a declaração de independência de Pedro I e o poder do Rio de Janeiro enquanto nova capital imperial brasileira. Esta contradição só foi resolvida em combate dando origem a confrontos armados que caracterizam uma guerra de independência, como os que ocorreram em Salvador e no Piauí. Esta é uma interpretação do processo de emancipação que complexifica a ideia de que bastou um grito nas margens de um rio e alguma negociação política para que o Brasil se tornasse efetivamente impendente de Portugal.
E) A separação não foi plenamente negociada devido as características continentais do Brasil e sua grande diversidade de grupos políticos exercendo o poder local nas diferentes províncias. 

GABARITO DO PROFESSOR: D



  




Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo