Questão 754ffc48-09
Prova:UFT 2012
Disciplina:Português
Assunto:Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Imagem 008.jpg

No fragmento acima, o narrador apresenta um quadro da situação vivenciada por escravos, ex-escravos e seus descendentes no Brasil. Pela leitura, pode- se depreender que:

A
há uma visão negativa e denunciadora do narrador sobre as ações do povo negro, cujo comportamento é visto como ato de irresponsabilidade, ingratidão e falta de valores morais.
B
existe uma crítica indireta do narrador em torno da condição das negras e de seus descendentes, dando a entender que a abolição não representou a sua imediata inclusão social e econômica.
C
ocorre uma certa tolerância dos antigos donos de escravos ao permitirem que estes, depois de livres, convivessem harmonicamente na casa com seus antigos senhores.
D
há um olhar determinista do narrador sobre as mulheres escravas, pois estas, mesmo livres, comportam-se como se ainda fossem cativas e continuam agindo de acordo com seus instintos.
E
existe a preocupação do narrador em detalhar, realisticamente, a condição das negras ex-escravas no Brasil, isentando-se de expor sua opinião e se colocando como voz neutra.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo