Questão 73092aef-e0
Prova:UEPB 2011
Disciplina:História
Assunto:República Oligárquica - 1889 a 1930, História do Brasil, Brasil Monárquico – Segundo Reinado 1831- 1889



Ideias e movimentos republcanos e federalistas pululavam pelo Brasil antes de 1889. Uma realeza incapaz delidarcom mudanças que o Brasil experimentava sucumbiu diante do primeiro golpe civilmilitar do país. Assinale a única alternativa INCORRETA

A
O Partido Republicano Paulista, fundado em 1873, defendia o federalismo e pouco se importava com as liberdades civis e políticas. Ele não se posicionava claramente sobre a abolição da escravidão, pois muitos de seus filiados eram cafeicultores e utilizavam a mão-de-obra escrava em larga escala.
B
Revisões historiográficas desfizeram a visão de que a Inconfidência Mineira e a Confederação do Equador foram movimentos republicanos. Enquanto o primeiro ocupava-se dos interesses econômicos dos inconfidentes, o segundo era abolicionista e monarquista.
C
O “Manifesto Republicano” (de 1870) era influenciado pelo modelo federalista norte-americano. Nele, a monarquia era acusada de ser antinômica e hostil aos direitos e interesses dos Estados americanos e se propunha um governo solidário com as nações do continente americano.
D
Movimentos, entre os séculos XVIII e XIX, queriam a republicanização do Brasil, independentemente da vontade popular. Inspirados no Iluminismo e na Independência dos EUA contestavam a ordem imperial, mas apenas alguns eram contra a escravidão e muitos traziam consigo ideias separatistas e autonomistas.
E
A crise do sistema político imperial ajudou a difundir o republicanismo. A queda do ministério de Zacarias de Góis (1868), a dissolução da Câmara, a convocação dos conservadores para governarem e a divisão dos liberais em moderados e radicais explicitaram as debilidades do monarquismo brasileiro.

Gabarito comentado

Pedro VandréMonitor do Qconcursos

Sobre a imagem proposta pela questão e levando em consideração seu contexto histórico, vamos selecionar o gabarito - ou seja, a alternativa INCORRETA:


A) Correta – O Partido Republicano Paulista (PRP), fundado em 1873, realmente defendia o federalismo, com forte ênfase nos interesses regionais, especialmente no que se referia a São Paulo. Muitos de seus membros eram cafeicultores que se beneficiavam do trabalho de escravizados, o que explica a hesitação em defender explicitamente a abolição da escravidão. Além disso, o PRP tinha uma visão pragmática, focando mais na descentralização política do que nas liberdades civis.


B) Incorreta – A Inconfidência Mineira (1789) e a Confederação do Equador (1824) são, de fato, frequentemente vistas como movimentos republicanos. A Inconfidência Mineira foi um movimento elitista, com foco nos interesses econômicos dos colonos insatisfeitos com a política tributária portuguesa, mas tinha sim aspirações republicanas. Já a Confederação do Equador, apesar de ter envolvido facções monarquistas, teve um caráter federalista e republicano em seu núcleo, questionando o centralismo da monarquia brasileira. Embora tenha havido monarquistas em suas fileiras, o movimento defendia a descentralização política, algo que conflita com a monarquia centralizada.


C) Correta – O “Manifesto Republicano” de 1870 é claramente inspirado pelo federalismo norte-americano. Ele acusava a monarquia brasileira de ser uma instituição centralizadora e incompatível com os interesses das províncias, propondo, em contrapartida, um governo federativo mais alinhado aos interesses regionais e à cooperação entre as nações americanas.


D) Correta – Diversos movimentos nos séculos XVIII e XIX que visavam a mudanças políticas no Brasil eram, de fato, inspirados por ideias iluministas e republicanas, como as da Revolução Americana. Entretanto, muitos desses movimentos não eram totalmente contrários à escravidão, e alguns, como a Inconfidência Mineira, tinham um viés separatista. Nem todos os republicanos defendiam a abolição, uma vez que a escravidão era um pilar econômico importante para as elites locais.


E) Correta – A crise do sistema político imperial, especialmente após a queda do ministério de Zacarias de Góis em 1868, foi um dos fatores que impulsionaram o republicanismo no Brasil. A dissolução da Câmara dos Deputados, o chamamento dos conservadores para formar governo, e a divisão dos liberais em grupos moderados e radicais enfraqueceram a monarquia e abriram espaço para o fortalecimento das ideias republicanas, que acabaram culminando na Proclamação da República em 1889.


Gabarito – Letra B


Referência:


Petrone, Maria Theresa Schorer. "As crises da Monarquia e o Movimento Republicano." Revista do Instituto de Estudos Brasileiros 16 (1975): 31-41.


Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo