O conhecimento adquirido socialmente, estruturado por métodos, teorias e linguagens, que leva a
compreensão dos fenômenos naturais e humanos, em uma palavra, ciência, afirmou-se na Europa entre os
séculos XVI e XVIII. Analise as assertivas abaixo:
I - A exegese dos textos antigos deu aos humanistas uma leitura comparativa sobre a natureza e os
homens. O caráter referencial da Bíblia foi sendo substituído pela idéia de que é a interpretação dos
fenômenos que leva à formulação do conhecimento.
II - Galileu Galilei e Francis Bacon são os fundadores da teoria da verdade hermenêutica. Por ela, se faria
uma leitura teológica da realidade e dos fenômenos da natureza.
III - A ciência, como coisa habitual, era ausente nas culturas primitivas, nas concepções do mundo oriental
e na escolástica medieval. Foi apenas na modernidade que a ciência tornou-se algo usual na vida das
pessoas.
IV - Os cientistas modernos criaram um sistema de busca do conhecimento que era metafisicamente eficiente,
independente matematicamente, e que colocava a natureza no centro do universo como a medida
referencial de todas as coisas.
Assinale a alternativa correta:
Gabarito comentado
Sobre a prática científica que se afirmou na Europa entre os séculos XVI e XVIII, vamos definir se as afirmativas são corretas ou incorretas:
I. Correta - Durante o Renascimento, os humanistas se dedicaram à exegese (interpretação crítica) dos textos antigos, como as obras de filósofos gregos e romanos. Esse movimento levou à valorização da razão humana e da experiência empírica como fontes de conhecimento, em vez de depender exclusivamente da autoridade da Bíblia e da tradição religiosa. O método científico emergiu desse contexto, enfatizando a observação, a experimentação e a interpretação racional dos fenômenos naturais como caminho para o conhecimento. Esse processo marcou a transição da visão medieval, centrada na religião, para uma visão mais secular e científica da natureza.
II. Incorreta - Galileu Galilei e Francis Bacon são figuras centrais na Revolução Científica, mas eles não são fundadores de uma suposta "teoria da verdade hermenêutica", especialmente no sentido teológico. Bacon é conhecido por desenvolver o método indutivo, que enfatiza a observação empírica e a experimentação como base para a construção do conhecimento científico. Galileu, por sua vez, fez importantes contribuições à física e à astronomia, aplicando o método experimental e promovendo a ideia de que a matemática é a linguagem da natureza. A "verdade hermenêutica" se refere a uma abordagem interpretativa mais associada às ciências humanas, e não é apropriada para descrever a ciência natural promovida por Bacon e Galileu - que, além de tudo, era racional e não teológica.
III. Correta - É verdade que a ciência, tal como a entendemos hoje — baseada na observação, na experimentação e no método científico — tornou-se uma prática sistemática e amplamente reconhecida apenas na modernidade. No entanto, é importante reconhecer que formas de conhecimento e observação da natureza existiam em várias culturas e períodos históricos, incluindo no Oriente e nas culturas primitivas. Contudo, o que diferencia a ciência moderna é a sistematização do método científico, que se consolidou na Europa entre os séculos XVI e XVIII. A escolástica medieval, por exemplo, era mais voltada para a síntese entre filosofia aristotélica e teologia cristã, e não para a observação empírica e o método experimental que caracterizam a ciência moderna.
IV. Incorreta - Os cientistas modernos, de fato, desenvolveram um sistema de busca do conhecimento, mas este era baseado no empirismo e no método científico, não em um sistema "metafisicamente eficiente". A ciência moderna buscava se afastar da metafísica e das especulações filosóficas abstratas, focando-se na observação empírica, na experimentação e na formulação de teorias matematicamente rigorosas para explicar os fenômenos naturais. Além disso, a ideia de "colocar a natureza no centro do universo" não é precisa, pois o heliocentrismo de Copérnico e a física de Newton, por exemplo, não colocam a natureza no centro do universo, mas sim descrevem as leis que governam o cosmos de maneira objetiva e racional, sem apelar a conceitos metafísicos. Nesse contexto, é mais correto falarmos de um antropocentrismo - ou seja, o ser-humano como o centro do universo.
Gabarito – Letra C
Referência:
Henry, John. A revolução científica. Zahar, 1998.