Questão 6eac24d0-1d
Prova:
Disciplina:
Assunto:
“O tropicalismo buscava revolucionar a linguagem e o
comportamento na vida cotidiana, incorporando-se
simultaneamente à sociedade de massa e aos mecanismos do
mercado de produção cultural. Criticava ao mesmo tempo a
ditadura e uma estética de esquerda acusada de menosprezar
a forma artística. Articulava aspectos modernos e arcaicos,
buscava retomar criticamente a tradição brasileira e absorver
influências estrangeiras de modo ‘antropofágico’.”
(Marcelo Ridenti, “Cultura”, em Daniel Aarão Reis (org.), Modernização,
ditadura e democracia: 1964-2010. Rio de Janeiro: Objetiva, 2014, p. 256.)
O tropicalismo, no contexto cultural brasileiro dos anos 1960 e
1970,
“O tropicalismo buscava revolucionar a linguagem e o
comportamento na vida cotidiana, incorporando-se
simultaneamente à sociedade de massa e aos mecanismos do
mercado de produção cultural. Criticava ao mesmo tempo a
ditadura e uma estética de esquerda acusada de menosprezar
a forma artística. Articulava aspectos modernos e arcaicos,
buscava retomar criticamente a tradição brasileira e absorver
influências estrangeiras de modo ‘antropofágico’.”
(Marcelo Ridenti, “Cultura”, em Daniel Aarão Reis (org.), Modernização,
ditadura e democracia: 1964-2010. Rio de Janeiro: Objetiva, 2014, p. 256.)
O tropicalismo, no contexto cultural brasileiro dos anos 1960 e
1970,
A
foi influenciado pelo manifesto antropofágico e propunha
digerir aspectos da cultura mundial – como a guitarra
elétrica e a televisão – para difundir o ideal de uma
sociedade alinhada com os interesses da modernização
econômica da ditadura.
B
era um movimento que criticava a ditadura, associada à
Jovem Guarda, e a esquerda, identificada com a Bossa
Nova, propondo uma leitura imparcial para a cultura, como
se observa na música popular e na dramaturgia do Teatro
Oficina.
C
criticava o Cinema Novo e a glamorização da “estética da
fome”, preferindo abrir-se para os movimentos
internacionais, como fizeram o modernismo em relação ao
futurismo e a vanguarda do grupo do Teatro Opinião.
D
usava referências eruditas e populares, incorporava
aspectos da música pop mesclada a aspectos regionais e
expressava críticas à ditadura e ao patrulhamento
praticado por alguns fãs das canções de protesto.
Gabarito comentado
Marcelo SaraivaProfessor de Atualidades, formado em História (UFF) e Geografia (UFF)