Questão 6c80035f-eb
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Assinale a alternativa que apresenta a análise crítica do excerto do conto “São
Marcos”, integrante de Sagarana, de Guimarães Rosa, apresentado a seguir.
“E era para mim um poema esse rol de reis leoninos, agora despojados da
vontade sanhuda e só representados na poesia. Não pelos cilindros de ouro e pedras,
postos sobre as reais comas riçadas, nem pelas alargadas barbas, entremeadas de
fios de ouro. Só, só por causa dos nomes.
Sim, que, à parte o sentido prisco, valia o ileso gume do vocábulo pouco visto
e menos ainda ouvido, raramente usado, melhor fora se jamais usado. Porque,
diante de um gravatá, selva moldada em jarro jônico, dizer-se apenas drimirim ou
amormeuzinho é justo; e, ao descobrir, no meio da mata, um angelim que atira
para cima cinqüenta metros de tronco e fronde, quem não terá ímpeto de criar um
vocativo absurdo e bradá-lo – Ó colossialidade! – na direção da altura?
E não é sem assim que as palavras têm canto e plumagem.”
Assinale a alternativa que apresenta a análise crítica do excerto do conto “São
Marcos”, integrante de Sagarana, de Guimarães Rosa, apresentado a seguir.
“E era para mim um poema esse rol de reis leoninos, agora despojados da
vontade sanhuda e só representados na poesia. Não pelos cilindros de ouro e pedras,
postos sobre as reais comas riçadas, nem pelas alargadas barbas, entremeadas de
fios de ouro. Só, só por causa dos nomes.
Sim, que, à parte o sentido prisco, valia o ileso gume do vocábulo pouco visto
e menos ainda ouvido, raramente usado, melhor fora se jamais usado. Porque,
diante de um gravatá, selva moldada em jarro jônico, dizer-se apenas drimirim ou
amormeuzinho é justo; e, ao descobrir, no meio da mata, um angelim que atira
para cima cinqüenta metros de tronco e fronde, quem não terá ímpeto de criar um
vocativo absurdo e bradá-lo – Ó colossialidade! – na direção da altura?
E não é sem assim que as palavras têm canto e plumagem.”
A
É todo o interior do Brasil, e não apenas os “sertões do Urucuia”, por suas paisagens, suas
criaturas humanas, seus costumes e sua linguagem, que vive em sua obra. (Tristão de Ataíde).
B
O escritor parece divertir-se e, todavia, comover-se com seus mitos, tanto quanto o menino
com seus brinquedos e o primitivo com suas superstições, ao considerá-los objetos reais
dentro ao reino em que vivem, o sobrenatural. (Henriqueta Lisboa).
C
A metalinguagem encontra expressões variadas nos textos rosianos, que se estendem desde
a própria técnica até a inserção de toda uma reflexão teórica sobre o processo de criação
artística. (Eduardo Coutinho).
D
A sua obra, toda ela, compendia a história da realização heróica. Não há herói possível sem
um fundo interno de contemplação – sem uma orientação, uma vontade, uma determinação
de realizar os valores. (Franklin de Oliveira).
E
Nada mais natural, portanto, que, num escritor tão artista quanto Guimarães Rosa, a busca do
ritmo seja um problema constante em todos os momentos da criação. (Ângela Vaz Leão).