Questão 69726578-ff
Prova:UECE 2019
Disciplina:Filosofia
Assunto:

O filósofo esloveno Slavoj Zizék, em uma crônica sobre o último episódio de Games of thrones, afirma: “O que está em jogo no conflito final é, para resumir de maneira simples, o seguinte: a revolta contra a tirania deveria se dar no marco de uma mera luta pelo retorno à versão antiga, mais bondosa, da mesma ordem hierárquica, ou deveria evoluir no sentido de uma busca por uma nova ordem necessária? [...] O embate final da série combina a rejeição a uma transformação radical com um velho mote antifeminista. [...] Aqui vale lembrar que o enredo foi escrito por dois homens. A figura Daenerys como rainha tresloucada é rigorosamente uma fantasia masculina (os críticos acertaram ao apontar que sua descida à loucura não se justificava psicologicamente). A cena em que ela, tomada por um olhar de fúria e loucura, sobrevoa a cidade em seu dragão incendiando casas e pessoas é simplesmente a expressão da ideologia patriarcal com seu medo de uma mulher politicamente forte”.


ŽIŽEK, Slavoj. Feminilidade tóxica em “Game of Thrones”.
Disponível em: Blog da Boitempo.
https://blogdaboitempo.com.br/2019/05/21/feminilidadetoxica-em-game-of-thrones-zizek-escreve-sobre-odesfecho-da-serie/. Publicado em 21/05/2019.



Com base na passagem citada acima, é correto afirmar que

A
o descarte de uma nova ordem, como resolução dos embates da série, recorreu à evolução inverossímil de Daenerys à loucura.
B
há uma relação causal entre ter sido escrita por dois homens e o desfecho machista e sem verossimilhança da série.
C
a evolução de Daenerys para a loucura é explicada pela pressão misógina e patriarcal que os autores da série sofreram.
D
os homens possuem uma fantasia sexual com mulheres tresloucadas, furiosas, e isso é expressão da ideologia patriarcal.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo