Questão 69530af9-19
Prova:UNICAMP 2015
Disciplina:História
Assunto:História do Brasil, Brasil Monárquico – Segundo Reinado 1831- 1889

A aquarela do artista João Teófilo, aqui reproduzida, dialoga com a pintura de Pedro Américo, “Tiradentes esquartejado” (1893).

Sobre a obra de João Teófilo, publicada na capa de uma revista em 2015, é possível afirmar que:


A
Trata-se de uma obra baseada em um quadro do gênero da pintura histórica, sendo que no trabalho de Pedro Américo o corpo de Tiradentes no patíbulo afasta-se da figura do Cristo, exemplo maior de mártir.
B
Utilizando-se das mesmas formas do corpo esquartejado de Tiradentes pintado por Pedro Américo, o autor limita o número de sujeitos esquartejados e acentua o tom conservador da aquarela.
C
A imagem fala sobre seu contexto de produção na atualidade, utilizando-se do simbolismo de Tiradentes, e procura ampliar a presença de negros como sujeitos sociais nas lutas coloniais e antiescravistas.
D
Tiradentes consolidou-se como um mártir nacional no quadro de Pedro Américo, daí a necessidade do pintor de retratar seu corpo esquartejado. A obra de João Teófilo mostra que os mártires, embora negros, são um tema do passado.

Gabarito comentado

Sávia CordeiroMestre em Direito Constitucional (PUC-Rio) e Assessora da Secretaria de Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro
A obra de João Teófilo faz uma releitura da pintura de Pedro Américo que traz a figura de Tiradentes, retratado de forma semelhante a Jesus Cristo, no intuito de concretizar o imaginário social sobre o seu papel de herói durante a Inconfidência Mineira.  Teófilo, por sua vez, substituiu Tiradentes pelos outros inconfidentes negros, no intuito de fazer pensar sobre o papel do negro nas lutas anticoloniais e a barreira racial que impede que eles sejam vistos como heróis nacionais.


 A resposta correta é a letra C. 




Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo