Questão 694d52cd-19
Prova:UNICAMP 2015
Disciplina:História
Assunto:Guerra Fria e seus desdobramentos, História Geral

Desde a queda do império comunista na Europa, nos anos 1989-1991, assiste-se a uma nova forma de messianismo político que consiste em impor o regime democrático e os direitos humanos pela força.

(Adaptado de Tzvetan Todorov, Os inimigos íntimos da democracia. São Paulo: Companhia das Letras, 2012, p. 55.)

O quadro descrito pelo texto pode ser analisado

A
como herança das lutas anticoloniais exemplificada na organização em torno do Estado multiétnico, como ocorreu na África do Sul.
B
como parte da nova ordem mundial sob a liderança dos EUA e seu poder bélico em regiões como a Síria e o Afeganistão.
C
como o estabelecimento de um princípio que desestabiliza as lógicas internas de organização, como ocorreu no Iraque e na ex-Iugoslávia.
D
como herança da Guerra Fria e como utilização da lógica militar que inviabiliza a adoção da democracia em regiões como a Ucrânia.

Gabarito comentado

Sávia CordeiroMestre em Direito Constitucional (PUC-Rio) e Assessora da Secretaria de Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro
Após o fim da Guerra Fria, uma nova ordem passa a ser construída com o objetivo de se alcançar a Paz Liberal. Esse conceito de paz baseia-se no tripé Estado Democrático de Direito, Direitos Humanos e Economia de Mercado e foi traduzido em padrões internacionais objetivos, expressos em convenções, resoluções e decisões de cortes internacionais. Caso algum país não corrobore com o êxito da paz liberal no sistema internacional, ele será alvo de um militarismo humanitário, liderado pelas grandes potências, em especial, os EUA.


A resposta correta é a letra B. 


Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo