Questão 688ca481-dd
Prova:
Disciplina:
Assunto:
“A marcha que parou São Paulo era a comprovação de que se consolidara
uma frente de oposição ao governo, com capacidade de mobilização e
composição social heterogênea. Na origem dessa frente, em primeiro lugar
estava a compartilhada aversão de setores da sociedade ao protagonismo
crescente dos trabalhadores urbanos e rurais. Em segundo, o dinheiro
curto e o futuro incerto acenderam o ativismo das classes médias urbanas,
cientes de que um processo radical de distribuição de renda e de poder por
certo afetaria suas tradicionais posições naquela sociedade brutalmente
desigual. E tudo isso junto ajuda a entender a intensidade e a extensão
do movimento. Entre 19 de março e 8 de junho de 1964, uma multidão
marchou com Deus contra João Goulart –, ou após 31 de março, para
comemorar a vitória do golpe que depôs seu governo – em pelo menos
cinquenta cidades do país, incluindo capitais e cidades de pequeno ou
médio porte”.
Lilia M. Schwarcz e Heloísa M. Starling. Brasil: Uma biografia.
São Paulo: Companhia das Letras, 2015, p.445
Em 19 de março de 1964, a “Marcha da Família com Deus pela Liberdade” reuniu
cerca de 500 mil pessoas em São Paulo. De tendências políticas diversas, as
pessoas que ali se reuniram tinham em comum a oposição ao governo, as críticas
à suposta ligação do presidente com o comunismo e associavam o agravamento
da crise econômica à incapacidade administrativa de João Goulart. A respeito
da realização e das consequências de tal movimento, assinale a alternativa
INCORRETA.
“A marcha que parou São Paulo era a comprovação de que se consolidara
uma frente de oposição ao governo, com capacidade de mobilização e
composição social heterogênea. Na origem dessa frente, em primeiro lugar
estava a compartilhada aversão de setores da sociedade ao protagonismo
crescente dos trabalhadores urbanos e rurais. Em segundo, o dinheiro
curto e o futuro incerto acenderam o ativismo das classes médias urbanas,
cientes de que um processo radical de distribuição de renda e de poder por
certo afetaria suas tradicionais posições naquela sociedade brutalmente
desigual. E tudo isso junto ajuda a entender a intensidade e a extensão
do movimento. Entre 19 de março e 8 de junho de 1964, uma multidão
marchou com Deus contra João Goulart –, ou após 31 de março, para
comemorar a vitória do golpe que depôs seu governo – em pelo menos
cinquenta cidades do país, incluindo capitais e cidades de pequeno ou
médio porte”.
Em 19 de março de 1964, a “Marcha da Família com Deus pela Liberdade” reuniu cerca de 500 mil pessoas em São Paulo. De tendências políticas diversas, as pessoas que ali se reuniram tinham em comum a oposição ao governo, as críticas à suposta ligação do presidente com o comunismo e associavam o agravamento da crise econômica à incapacidade administrativa de João Goulart. A respeito da realização e das consequências de tal movimento, assinale a alternativa INCORRETA.
Lilia M. Schwarcz e Heloísa M. Starling. Brasil: Uma biografia.
São Paulo: Companhia das Letras, 2015, p.445
Em 19 de março de 1964, a “Marcha da Família com Deus pela Liberdade” reuniu cerca de 500 mil pessoas em São Paulo. De tendências políticas diversas, as pessoas que ali se reuniram tinham em comum a oposição ao governo, as críticas à suposta ligação do presidente com o comunismo e associavam o agravamento da crise econômica à incapacidade administrativa de João Goulart. A respeito da realização e das consequências de tal movimento, assinale a alternativa INCORRETA.
A
Possuía ao menos dois objetivos claros: servir como resposta ao lançamento,
por João Goulart, das Reformas de Base e lançar um apelo da sociedade à
intervenção das Forças Armadas nos rumos políticos do país.
B
Contribuiu decisivamente para os acontecimentos que culminaram no
Golpe Militar, pois demonstrou a união, a força e a disposição dos setores
conservadores opostos ao governo em romper com a legalidade constitucional
do país.
C
Contou com a participação de setores expressivos da sociedade brasileira,
sendo a maioria formada por trabalhadores urbanos e rurais, insatisfeitos
com a perda do poder aquisitivo e o aumento generalizado da inflação.
D
Representou o anseio, de setores da sociedade brasileira, pelo fim do governo
João Goulart e pelo fim da influência comunista representada por Brizola,
mesmo que, para isso, fosse preciso apelar para a intervenção dos militares.
E
Foi organizada pelo Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais, um dos
principais órgãos opositores ao governo de João Goulart –, a partir de
associações das senhoras católicas ligadas à Igreja Católica conservadora
– destacadamente a União Cívica Feminina.