Questão 65251351-12
Prova:USP 2011
Disciplina:Português
Assunto:Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Tendo em vista o conjunto de proposições e teses desenvolvidas em A cidade e as serras, pode-se concluir que é coerente com o universo ideológico dessa obra o que se afirma em:

A
A personalidade não se desenvolve pelo simples acúmulo passivo de experiências, desprovido de empenho radical, nem, tampouco, pela simples erudição ou pelo privilégio.
B
A atividade intelectual do indivíduo deve-se fazer acompanhar do labor produtivo do trabalho braçal, sem o que o homem se infelicita e desviriliza.
C
O sentimento de integração a um mundo finalmente reconciliado, o sujeito só o alcança pela experiência avassaladora da paixão amorosa, vivida como devoção irracional e absoluta a outro ser.
D
Elites nacionais autênticas são as que adotam, como norma de sua própria conduta, os usos e costumes do país profundo, constituído pelas populações pobres e distantes dos centros urbanos.
E
Uma vida adulta equilibrada e bem desenvolvida em todos os seus aspectos implica a participação do indivíduo na política partidária, nas atividades religiosas e na produção literária.

Gabarito comentado

Verônica FerreiraProfessora de Português

O usuário precisa ler a obra “A Cidade e as Serras”, de Eça de Queirós, para poder responder a questão. Sabemos que a obra gira em torno do personagem principal, Jacinto de Tormes, que muda da cidade para as serras em busca do equilíbrio que, acredita, a vida no campo poderá oferecer. A partir da leitura da obra, percebemos que o personagem evolui não por morar plenamente na cidade, e nem por valorizar tanto a natureza, mas sim por ter um espírito empreendedor ao chegar ao campo, e por reencontrar não apenas a própria pátria ao fazer a viagem da vida urbana para a vida bucólica, mas também por se reencontrar, num encontro exterior e interior.


Alternativa A. 


Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo