Questão 6210817f-76
Prova:UNIVESP 2017
Disciplina:História
Assunto:História do Brasil, Brasil Monárquico – Segundo Reinado 1831- 1889

Leia o fragmento para responder à questão.


“O dilema racial brasileiro, na forma em que ele se manifesta na cidade de São Paulo, lança suas raízes em fenômenos de estratificação social. (...) O sistema de castas foi abolido legalmente [com a Abolição da Escravidão]. Na prática, porém, a população negra e mulata (...) em vez de ser projetada, em massa, nas classes sociais (...), viu-se incorporada à ‘plebe’, como se devesse converter-se numa camada social dependente e tivesse de compartilhar de uma ‘situação de casta’ disfarçada. ”

(FERNANDES, F. A persistência do passado. In: FERNANDES, F. O negro no mundo dos brancos. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1972, pp. 84-85. Adaptado.)


De acordo com a abordagem do dilema racial na sociedade brasileira após a Abolição da Escravidão, presente no fragmento, pode-se afirmar corretamente que

A
para que fosse aceita socialmente, a população negra e mulata teve que aderir a uma situação de casta “disfarçada”, por meio da qual ascendeu socialmente.
B
após a Abolição da Escravidão, a população negra e mulata escolheu continuar vivendo no sistema de castas.
C
a Abolição da Escravidão não promoveu a integração completa da população negra e mulata ao sistema de classes sociais.
D
com a Abolição da Escravidão, foram também abolidos o sistema de “castas disfarçadas” e as distinções entre classes sociais.
E
o sistema de castas “disfarçadas” foi vantajoso para a população negra e mulata que, assim, deixou de ser considerada como parte da “plebe”.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo