Questão 62107344-64
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Sobre o poema “Remissão”, transcrito abaixo, publicado no livro Fazendeiro do ar, do poeta modernista Carlos Drummond de Andrade,
Remissão
Tua memória, pasto de poesia,
tua poesia, pasto dos vulgares,
vão se engastando numa coisa fria
a que tu chamas: vida e seus pesares.
Mas pesares de quê? perguntaria,
se esse travo de angústia nos cantares,
se o que dorme na base da elegia
vai correndo e secando pelos ares,
e nada resta, mesmo, do que escreves
e te forçou ao exílio das palavras,
senão contentamento de escrever,
enquanto o tempo, em suas formas breves
ou longas, que sutil interpretavas,
se evapora no fundo de teu ser?
ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar,
2002.
é correto dizer:
Sobre o poema “Remissão”, transcrito abaixo, publicado no livro Fazendeiro do ar, do poeta modernista Carlos Drummond de Andrade,
é correto dizer:
Remissão
Tua memória, pasto de poesia,
tua poesia, pasto dos vulgares,
vão se engastando numa coisa fria
a que tu chamas: vida e seus pesares.
Mas pesares de quê? perguntaria,
se esse travo de angústia nos cantares,
se o que dorme na base da elegia
vai correndo e secando pelos ares,
e nada resta, mesmo, do que escreves
e te forçou ao exílio das palavras,
senão contentamento de escrever,
enquanto o tempo, em suas formas breves
ou longas, que sutil interpretavas,
se evapora no fundo de teu ser?
ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar,
2002.
é correto dizer:
A
é um soneto dividido em dois quartetos e dois tercetos, cujo tema é a angústia decorrente da perda da mulher amada, que morreu muito cedo.
B
o uso do soneto é típico do Modernismo brasileiro da década de 20, que questiona as rígidas normas de elaboração literária.
C
trata-se de um metapoema, um poema que tematiza o fazer poético, algo recorrente na obra drummondiana, como se verifica pelo uso de diversas expressões e palavras.
D
é um soneto, com versos decassílabos, no qual o sujeito poético afirma que não há nenhuma relação entre memória e poesia, como se verifica no primeiro quarteto.
E
este soneto aborda a relação do sujeito poético com a poesia de modo categórico, sem elaborar nenhuma pergunta, como se depreende da leitura do segundo quarteto e do último terceto.