Questão 61a394ac-7a
Prova:
Disciplina:
Assunto:
No fragmento da letra da canção, o vocabulário empregado
e a situação retratada são relevantes para o patrimônio
linguístico e identitário do país, na medida em que
No fragmento da letra da canção, o vocabulário empregado
e a situação retratada são relevantes para o patrimônio
linguístico e identitário do país, na medida em que
Sinhá
Se a dona se banhou
Eu não estava lá
Por Deus Nosso Senhor
Eu não olhei Sinhá
Estava lá na roça
Sou de olhar ninguém
Não tenho mais cobiça
Nem enxergo bem
Para que me pôr no tronco
Para que me aleijar
Eu juro a vosmecê
Que nunca vi Sinhá
[…]
Por que talhar meu corpo
Eu não olhei Sinhá
Para que que vosmincê
Meus olhos vai furar
Eu choro em iorubá
Mas oro por Jesus
Para que que vassuncê
Me tira a luz.
CHICO BUARQUE; JOÃO BOSCO. Chico. Rio de Janeiro: Biscoito Fino, 2011 (fragmento).
Sinhá
Se a dona se banhou
Eu não estava lá
Por Deus Nosso Senhor
Eu não olhei Sinhá
Estava lá na roça
Sou de olhar ninguém
Não tenho mais cobiça
Nem enxergo bem
Para que me pôr no tronco
Para que me aleijar
Eu juro a vosmecê
Que nunca vi Sinhá
[…]
Por que talhar meu corpo
Eu não olhei Sinhá
Para que que vosmincê
Meus olhos vai furar
Eu choro em iorubá
Mas oro por Jesus
Para que que vassuncê
Me tira a luz.
CHICO BUARQUE; JOÃO BOSCO. Chico. Rio de Janeiro: Biscoito Fino, 2011 (fragmento).
A
remetem à violência física e simbólica contra os
povos escravizados.
B
valorizam as influências da cultura africana sobre a
música nacional.
C
relativizam o sincretismo constitutivo das práticas
religiosas brasileiras.
D
narram os infortúnios da relação amorosa entre
membros de classes sociais diferentes.
E
problematizam as diferentes visões de mundo na
sociedade durante o período colonial.