Questão 5c14f24a-b0
Prova:IFF 2016
Disciplina:História
Assunto:República Oligárquica - 1889 a 1930, História do Brasil, Processo de Independência: dos movimentos nativistas à libertação de Portugal

Leia o texto e observe as imagens a seguir:


“A tentativa de transformar Tiradentes em herói nacional, adequado a todos os gostos, não eliminou totalmente a ambiguidade do símbolo. O governo republicano tentou dele se apropriar, declarando o 21 de abril feriado nacional e, em 1926, construindo a estátua em frente ao prédio da Câmara. Os governos militares recentes foram mais longe. [Uma] lei de 1965 declarou Tiradentes patrono cívico da nação brasileira e mandou colocar retratos seus em todas as repartições públicas. Durante o Estado Novo foram representadas peças de teatro, com apoio oficial, exaltando a figura do herói”


CARVALHO, José Murilo de. A Formação das Almas: O imaginário da República no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1991. p. 71. Acesso em: 10 out 2016.





Assinale a alternativa que justifica corretamente a utilização da figura de Tiradentes como herói nacional.

A
Tiradentes foi o líder do movimento anticolonial denominado Inconfidência Mineira, ocorrido em 1789, de caráter republicano, que contou com significativa participação popular, cujo objetivo foi a independência do Brasil em relação ao domínio português.
B
A figura de Tiradentes como herói nacional foi completamente esquecida após a proclamação da República devido ao radicalismo laico do republicanismo brasileiro, sendo retomada somente a partir do Estado Novo, na Era Vargas.
C
Diante da dificuldade em encontrar um nome entre os militares ou republicanos históricos para a construção de uma figura mítica que incorporasse os valores da República implantada em 1889, optou-se pela figura de Tiradentes, um mártir republicano, que cem anos antes defendera a independência de Minas Gerais, e por isso fora condenado à forca pela mesma família real que governou o Brasil até aquele momento.
D
A partir da Era Vargas, com a reaproximação entre a igreja católica e o Estado, as representações em torno da figura de Tiradentes passaram a trazer um caráter religioso, aludindo o martírio do alferes ao calvário de Jesus Cristo, relacionando a forca à cruz, e destacando características físicas comuns aos dois personagens, como os cabelos compridos e a barba.
E
Durante a ditadura civil-militar, a partir de 1964, a figura de Tiradentes voltou a ser retratada de forma cívica, como nos anos iniciais da República. Ao invés do caráter místico construído a partir da Era Vargas, próximo à imagem de Jesus Cristo, o herói passou a ser representado em trajes militares.

Gabarito comentado

Pedro VandréMonitor do Qconcursos

Sobre a utilização de Tiradentes como herói nacional na República brasileira, vamos selecionar a alternativa que responde corretamente a indagação da questão:


A) Incorreta – A Inconfidência Mineira, embora um movimento importante, não teve significativa participação popular; era um movimento elitista, composto principalmente por membros da elite mineira. Além disso, a questão não destaca o contexto de uso da figura de Tiradentes como herói nacional.


B) Incorreta - A figura de Tiradentes não foi esquecida após a proclamação da República. Desde o início da República, houve um esforço para mitificar Tiradentes como herói nacional, como forma de consolidar a nova identidade republicana.


C) Correta - Após a proclamação da República em 1889, o novo regime precisava criar símbolos e heróis que pudessem representar os valores republicanos e marcar uma ruptura com o período monárquico, porém, não havia figuras republicanas contemporâneas ou militares de destaque suficientes que pudessem ser mitificadas e que tivessem apelo nacional. Tiradentes, líder da Inconfidência Mineira de 1789, foi escolhido por sua luta contra o domínio português e por ser considerado um mártir, já que foi executado por suas ações em prol da independência. Sua figura foi utilizada para personificar os ideais de liberdade e resistência ao opressor, características que a nova República desejava exaltar.


D) Incorreta – Embora a Era Vargas tenha contribuído para a sacralização da figura de Tiradentes, isso não justifica a sua utilização inicial como herói nacional, que está mais relacionada com o período imediato à proclamação.


E) Incorreta – Embora correta em relação ao uso da imagem de Tiradentes durante a ditadura militar, essa alternativa não aborda a razão inicial para a escolha de Tiradentes como herói nacional.


Gabarito – Letra C


Referência:


Cardoso, Sued Roberto Costa. Tiradentes: um herói, duas interpretações. Diss. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS, 2021.


Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo