TEXTO II
Manuel da Costa Ataíde (Mariana, MG, 1762-1830),
assim como os demais artistas do seu tempo, recorria a
bíblias e a missais impressos na Europa como ponto de
partida para a seleção iconográfica das suas composições,
que então recriava com inventiva liberdade.
Se Mário de Andrade houvesse conseguido a
oportunidade de acesso aos meios de aproximação
ótica da pintura dos forros de Manuel da Costa Ataíde,
imaginamos como não teria vibrado com o mulatismo
das figuras do mestre marianense, ratificando, ao lado de
Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, a sua percepção
pioneira de um surto de racialidade brasileira em nossa
terra, em pleno século XVIII.
FROTA, L. C. Ataíde: vida e obra de Manuel da Costa Ataíde.
Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.
O Texto II destaca a inovação na representação artística
setecentista, expressa no Texto I pela
TEXTO II
Manuel da Costa Ataíde (Mariana, MG, 1762-1830), assim como os demais artistas do seu tempo, recorria a bíblias e a missais impressos na Europa como ponto de partida para a seleção iconográfica das suas composições, que então recriava com inventiva liberdade.
Se Mário de Andrade houvesse conseguido a oportunidade de acesso aos meios de aproximação ótica da pintura dos forros de Manuel da Costa Ataíde, imaginamos como não teria vibrado com o mulatismo das figuras do mestre marianense, ratificando, ao lado de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, a sua percepção pioneira de um surto de racialidade brasileira em nossa terra, em pleno século XVIII.
FROTA, L. C. Ataíde: vida e obra de Manuel da Costa Ataíde. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.
O Texto II destaca a inovação na representação artística
setecentista, expressa no Texto I pela