Questão 59e95e85-12
Prova:USP 2011
Disciplina:Português
Assunto:Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Destes comentários sobre os trechos sublinhados, o único que está correto é:

Imagem 038.jpg



A
tragava dois dedos de parati” (L. 3): expressão típica da variedade linguística predominante no discurso do narrador.
B
“‘pra cortar a friagem’” (L. 3 e 4): essa expressão está entre aspas, no texto, para indicar que se trata do uso do discurso indireto livre.
C
“patenteavam-lhe agora aspectos imprevistos” (L. 10 e 11): assume o sentido de “registravam oficialmente”.
D
posto que em detrimento das suas forças físicas” (L. 26 e 27): equivale, quanto ao sentido, a “desde que em favor”.
E
“tornava-se (...) imprevidente” (L. 13 e 14) e “resignando-se (...) às imposições do sol” (L. 16 e 17): trata-se do mesmo prefixo, apresentando, portanto, idêntico sentido.

Gabarito comentado

Verônica FerreiraProfessora de Português

A questão apresenta diferentes conceitos gramaticais em cada alternativa apresentada. Para responder corretamente, o candidato deve analisar cada alternativa.

A alternativa A está incorreta, pois a variedade linguística não é predominante na fala do narrador. A alternativa C está incorreta porque “patenteavam” está no sentido de “dar”, “oferecer”, “atribuir”. A alternativa D está incorreta porque “posto em detrimento” está no sentido de “desfavorecer”, de “causar prejuízo”, “ao contrário de”. A alternativa E está incorreta porque o prefixo “im-” não é o mesmo nas duas palavras, pois “im-” em “imprevidente” significa o contrário, ou seja, não ser previdente. Já na palavra “imposições”, o “im-” não é um prefixo, pois faz parte da palavra que deriva do verbo “impor”. Diante da análise de todas estas alternativas, a única correta é a letra B, pois o termo “pra cortar a friagem” foi dito anteriormente pela personagem Rita Baiana ao visitar Jerônimo, que estava doente. A forma como a frase foi colocada no parágrafo caracteriza um discurso indireto livre, pois mescla a fala do narrador com a fala da personagem Rita Baiana. 


Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo