Questão 596581af-d8
Prova:PUC - SP 2016
Disciplina:Português
Assunto:Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Não acabarei, porém, o capítulo, sem dizer que vi morrer no hospital da Ordem, adivinhem quem? ... a linda Marcela; e vi-a morrer no mesmo dia em que, visitando um cortiço, para distribuir esmolas, achei... Agora é que não são capazes de adivinhar... achei a flor da moita, Eugênia, a filha de Dona Eusébia e do Vilaça, tão coxa como a deixara, e ainda mais triste.

O trecho acima é do romance Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis e refere personagens que tiveram relacionamentos amorosos na vida do narrador. Assim, indique a alternativa correta sobre tais relacionamentos.

A
Marcela fora, na adolescência, a protagonista de um amor tumultuado com Brás Cubas, mas interrompido pelo pai furioso que o envia a Coimbra para estudar Direito
B
Ambas exerceram grande poder de sedução sobre Brás Cubas, mas foram preteridas por Virgília, com quem Brás acabou se casando.
C
Nenhuma delas afetou os sentimentos amorosos do narrador, pois este estava decidido a casar-se com Eulália, moça pretendida pela família para unir-se a ele.
D
Eugênia, bonita e coxa, alimentou esperança de casamento com Brás Cubas e foi plenamente correspondida por ele que lhe dedicou amor sincero e incondicional.

Gabarito comentado

A
Arthur DominatoMentor Qconcursos

Questão - Interpretação de Texto Literário: Memórias Póstumas de Brás Cubas

Tema central: Esta questão exige interpretação de texto, especialmente análise das relações amorosas do protagonista com Marcela e Eugênia. Envolve também os conceitos de coesão (ligações internas entre ideias) e coerência (consistência lógica).

Alternativa correta: AJustificativa:

Marcela foi realmente um dos grandes amores adolescentes de Brás Cubas. O texto de Machado de Assis, conforme previsto na questão, relata um romance tumultuado, permeado por interesses e pelas consequências de tal envolvimento, que resultou na intervenção do pai do protagonista, obrigando Brás a estudar em Coimbra para afastá-lo da jovem. Esta alternativa demonstra domínio dos acontecimentos narrados e está em sintonia com a coerência textual analisada, como orientam as gramáticas de Bechara e Cunha & Cintra.

Análise das alternativas incorretas:

B) Incorreta, pois dita que Brás casou-se com Virgília, o que não ocorre: na verdade, ela se casa com Lobo Neves e mantém com Brás apenas um caso extraconjugal. Além disso, não há destaque suficiente ao poder de sedução de Eugênia.

C) Equívoco: afirma não haver impacto dessas personagens nos sentimentos de Brás e cita uma Eulália, inexistente na obra. Trata-se de alternativa com erro factual grave (atenção à coerência e à fidelidade ao texto literário).

D) Errada: descreve que Eugênia teria sido plenamente correspondida em seu amor por Brás, o que o texto nega. O narrador não correspondeu ao sentimento dela, carregando preconceito e distância afetiva.

Estratégias para prova:
Ao analisar alternativas, busque informações explícitas e implícitas no texto. Questões de literatura, como esta, testam não só memorização de fatos, mas inferência e cruzamento de dados internos à obra. Fique atento a nomes, relações diretas e indiretas entre personagens e desconfie de generalizações, “casamentos” ou relações definitivas sem respaldo no texto.

Seguindo a norma-padrão e orientações das gramáticas citadas, a resposta correta se apoia na coerência e fidelidade ao texto-base, além da leitura atenta dos detalhes das alternativas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo