Questão 58944f9b-64
Prova:UNEAL 2013
Disciplina:Artes Cênicas
Assunto:

“No teatro ‘brasileiro’, a situação política suscitou, ao mesmo tempo, a criação e a desintegração de grupos conceituados. Para compreender melhor o moderno teatro brasileiro, é necessário retroceder até 1943, quando foi encenado o texto Vestido de noiva, de Nélson Rodrigues [...]. Essa montagem é considerada um marco da encenação moderna em palcos brasileiros. [...] A década de 60 assistiu a uma proliferação de grupos teatrais, que, espalhados por todo o Brasil, intensificaram suas atividades após o movimento de 64. Entre os mais importantes estão o Teatro de Arena, o grupo de teatro Oficina, que teria seu grande momento com a encenação, revolucionária sob todos os aspectos, do texto de Oswald de Andrade O rei a vela [...] e o Grupo Opinião, do Rio de Janeiro, que em 1965 apresentou Liberdade, liberdade, montagem baseada nos texto de Flávio Rangel e Millôr Fernandes, entremeados com as canções de protesto. Com o AI-5 [...] e os ataques de grupos de extrema-direita, desmantela-se o teatro de resistência. Nomes importantes vão para o exílio. Apesar de tudo, continuaram a produzir textos: Ruy Guerra, Ferreira Gullar, Paulo Pontes e Plínio Marcos. São contemporâneos dos autores citados e completam a lista, nomes como os de

A
Gil Vicente, Almeida Garrett e Bernardo Santareno.
B
Antero de Quental, Eça de Queiroz e Fernando Pessoa.
C
Martins Pena, José de Alencar e Antonio Callado.
D
José Lins do Rego, Graciliano Ramos e Jorge Amado.
E
Gianfrancesco Guarnieri, Dias Gomes e Chico Buarque.

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