Questõessobre Linguagem e Encenação Teatral

1
1
Foram encontradas 35 questões
70605289-ff
UNICENTRO 2019 - Artes Cênicas - Linguagem e Encenação Teatral

Atuais estudos na área da recepção, a exemplo de Jauss (1994) e Soares (2010), apresentam similaridades com a proposta de Teatro-fórum, de Augusto Boal, especialmente no sentido de rever a ideia de um receptor passivo de uma obra acabada. A compreensão de leitura da obra de arte, no presente texto, é amparada por Pareyson (1997), ao conferir um lugar produtivo à leitura da obra de arte e não meramente receptivo. Assim, o sentido dado à obra artística dependerá da realidade sensível do espectador, do seu repertório de experiências sociais e estéticas, e não somente dos elementos técnicos produzidos, a priori, pelo artista.


Esse pressuposto afina-se à ideia de Boal de compreensão do espect-ator como sujeito ativo capaz de

A
executar, interpretar, avaliar e intervir.
B
analisar, interpretar, avaliar e intervir.
C
entender, interpretar, intervir e analisar.
D
avaliar, compreender, interpretar e executar.
20b7bf15-00
UNICENTRO 2017 - Artes Cênicas - Linguagem e Encenação Teatral

Leia o texto abaixo, retirado do artigo “Teatro-fórum: propósitos e procedimentos” de Cilene Nascimento Canda:

“O Teatro-fórum é considerado por Boal como um ensaio para a vida, por meio do qual o ‘espect-ator’ experimenta as possibilidades de atuação, de reivindicação da resolução de opressões vividas ou testemunhadas no contexto social. Em cena, o sujeito é portador da voz, do ato cênico e visa colocar em prática as ideias e as sugestões de ações para a superação do problema de opressão, para que possa ensaiar possibilidades de atuação no contexto social.” 

FONTE: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/3227/2349> acesso em 30/09/2017


A
Trata da atmosfera de desolação, solidão e incomunicabilidade do homem moderno por meio de alguns traços estilísticos e temas que divergem radicalmente da dramaturgia tradicional realista. Não é, portanto, um movimento teatral organizado, tampouco de um gênero, mas uma classificação que visa colocar em destaque uma das tendências teatrais mais importantes da segunda metade do século XX.
B
Surge com o trabalho prático e teórico de Bertolt Brecht. Trata-se do resgate de um termo antigo para conceituar uma nova linguagem cênica. Essa é substancialmente organizada a partir de textos que abordam os conflitos sociais sob uma leitura marxista, encenados pelo método do Distanciamento (uma série de instrumentais diretamente ligados à técnica narrativa do espetáculo, onde os mais significativos são: a comunicação direta entre ator e público, a música como comentário da ação, a ruptura de tempo-espaço entre as cenas, a exposição do urdimento, das coxias e do aparato cenotécnico, o posicionamento do ator como um crítico das ações da personagem que interpreta, e como um agente da história).
C
Em um processo de oficina ou de laboratório de um grupo de teatro, os participantes (atores e/ou não-atores) compartilham histórias de vida que serão discutidas, avaliadas e selecionadas para a montagem. Esta técnica consiste em apresentar um problema social em cena, um anti-modelo (ou seja, um modelo de vida não desejado, que não deve ser visto como modelo), no qual o oprimido é impedido de realizar um desejo, fruto da necessidade clara de cunho pessoal ou social.
D
Baseia-se em certas técnicas – como a amplificação da atuação com uso de máscaras, bonecos e adereços gigantes e grande participação da música – que trabalham para atrair a atenção dos espectadores em espaços abertos (mais “dispersivos” e menos favoráveis à manutenção da concentração do que os espaços teatrais tradicionais). Realizado por atores profissionais ou amadores, com cenas simples que buscam expor a luta de classes e conscientizar a população da necessidade de mudança.
b1df3bf0-ff
UNICENTRO 2019 - Artes Cênicas - Linguagem e Encenação Teatral

Que a ação corresponda à palavra e a palavra à ação, cuidando sempre em não ultrapassar os limites da simplicidade da natureza, porque tudo o que a ela se opõe, afasta-se igualmente do próprio fim da arte dramática, cuja finalidade sempre foi e continuará sendo como que apresentar um espelho à vida; mostrar à virtude suas próprias feições, ao vício sua verdadeira imagem e a cada idade e geração sua fisionomia e características. No teatro grego, comumente é utilizado o termo "persona".

O significado da palavra persona, da qual mais tarde derivará, em português, a palavra pessoa é

A
personagem.
B
máscara.
C
ator.
D
diretor.
E
público.
b1e1ef7d-ff
UNICENTRO 2019 - Artes Cênicas - Linguagem e Encenação Teatral

A tipificação das formas de ação requer haver nestas um sentido objetivo, que, por sua vez, exige uma objetivação linguística. Isto é, haverá um vocabulário que se refere a essas formas de ação. [...] Em princípio, portanto, uma ação e seu sentido podem ser apreendidos à parte dos desempenhos individuais dela e dos variáveis processos subjetivos que a eles se associam. O indivíduo e o outro podem ser compreendidos como executantes de ações objetivas, geralmente conhecidas, que são recorrentes e repetíveis por qualquer ator do tipo adequado (Berger e Luckmann, 1985, p.101).

No teatro, papel e personagem são sinônimos. Desta forma, define-se personagem enquanto um papel

A
em que se exercem vários papéis, coexistindo dentro de si vários personagens.
B
que é qualquer ser militante de uma história ou obra.
C
que é objeto de atenção por suas qualidades, excluído da posição social ou por circunstâncias.
D
desde que não tenha características humanas, ou seja, personificados.
E
representado por ator ou atriz a partir de figura humana fictícia criada por um produtor.
7f68eaf6-ff
UNICENTRO 2016 - Artes Cênicas - Linguagem e Encenação Teatral

O Teatro Fórum é visto por diversos segmentos sociais como a mais radical na socialização dos meios de produção teatral, pois rompe completamente a barreira palco e plateia. A introdução do teatro e das outras formas de expressão artística na educação escolar contemporânea ocidental trouxe consigo a discussão do sentido do ensino das artes para a formação das novas gerações.
Acerca da importância do teatro na educação e tendo como referência o texto apresentado e os conhecimentos sobre o tema, marque V para as afirmativas verdadeiras e F, para as falsas.

( ) O Teatro do Oprimido, através da prática de jogos, exercícios e técnicas teatrais, procura estimular a discussão e a problematização de questões do cotidiano, com o objetivo de fortalecer as relações de poder, nas sociedades capitalistas, através da exploração de histórias entre opressor e oprimido.
( ) O teatro invisível, o teatro-fotonovela e o teatro-mito fazem parte da estrutura geral do sistema curinga proposto por Augusto Boal.
( ) Entre as técnicas do Teatro do Oprimido, estão Teatro Imagem, Teatro Jornal, Teatro Invisível, Teatro Legislativo e Teatro Fórum.
( ) O Teatro Fórum é considerado por Augusto Boal como uma metáfora teatral, que pode ser recriada e reinterpretada na vida social de cada sujeito presente na plateia.

A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a

A
F F V V
B
F V F V
C
V F V F
D
V V F F
34569427-e4
UEM 2013 - Artes Cênicas - Linguagem e Encenação Teatral

O teatro pode ser o local onde acontece o evento teatral e também a apresentação de uma peça teatral. Segundo a definição dos gregos, teatro é o “local de onde se vê”.

O Teatro na Grécia surgiu em meio a muita festa, dança e música. Os gregos acreditavam em muitos deuses e os louvavam. Cada deus tinha uma função. Existia um deus até para o vinho. Ele era o preferido do povo e era chamado de Dionísio. Foi em meio a esse misto de religiosidade e de “festa” que surgiram as primeiras encenações teatrais para o público. Sobre o teatro grego, assinale a alternativa correta.
C
Certo
E
Errado
a823a254-de
UEM 2011 - Artes Cênicas - Linguagem e Encenação Teatral

o Sistema Stanislavski consiste em uma série de procedimentos de interpretação do ator e da atriz e foi desenvolvido por Boal.

O teatro é um instrumento social muito eficaz, que nos faz pensar melhor sobre a nossa vida. Augusto Boal (1931-2009) foi um importante diretor e teórico do teatro no Brasil. Desenvolveu uma técnica chamada “teatro do oprimido”, a partir de 1970, durante o período em que ficou exilado na Europa devido à ditadura militar. Considerando a teoria do teatro do oprimido, é correto afirmar que 
C
Certo
E
Errado
a812610e-de
UEM 2011 - Artes Cênicas - Linguagem e Encenação Teatral

o teatro do oprimido permite o contato direto do público com atores, introduzindo temas sociais para serem debatidos.

O teatro é um instrumento social muito eficaz, que nos faz pensar melhor sobre a nossa vida. Augusto Boal (1931-2009) foi um importante diretor e teórico do teatro no Brasil. Desenvolveu uma técnica chamada “teatro do oprimido”, a partir de 1970, durante o período em que ficou exilado na Europa devido à ditadura militar. Considerando a teoria do teatro do oprimido, é correto afirmar que 
C
Certo
E
Errado
487e8d8f-b3
UFBA 2013 - Artes Cênicas - Linguagem e Encenação Teatral

A plateia do TCA apresenta-se dividida em frisas, camarotes e poltronas, permitindo diversos ângulos de visibilidade do palco.


O Teatro Castro Alves, em Salvador-Bahia, tem uma estrutura com base no modelo arquitetônico do palco à italiana.


Considerando-se essa figura, é correto afirmar:

C
Certo
E
Errado
487b8aa1-b3
UFBA 2013 - Artes Cênicas - Linguagem e Encenação Teatral

Bertolt Brecht utilizava a estrutura de palco à italiana, semelhante ao da figura apresentada, para revelar os mecanismos de ilusão cênica, ou seja, tornava visíveis ao público os elementos da maquinaria teatral.


O Teatro Castro Alves, em Salvador-Bahia, tem uma estrutura com base no modelo arquitetônico do palco à italiana.


Considerando-se essa figura, é correto afirmar:

C
Certo
E
Errado
4877f2fe-b3
UFBA 2013 - Artes Cênicas - Linguagem e Encenação Teatral

O proscênio refere-se às áreas que separam as plateias em corredores verticais e horizontais.


O Teatro Castro Alves, em Salvador-Bahia, tem uma estrutura com base no modelo arquitetônico do palco à italiana.


Considerando-se essa figura, é correto afirmar:

C
Certo
E
Errado
487178e6-b3
UFBA 2013 - Artes Cênicas - Linguagem e Encenação Teatral

A performance e o happening são incorporados ao teatro, no século XIX, e procuram reproduzir o método de improvisação realizado pelos atores da Commedia dell’arte.

C
Certo
E
Errado
483e9d15-b3
UFBA 2013 - Artes Cênicas - Linguagem e Encenação Teatral

O teatro romântico surge no período medieval, com os trovadores e cantadores, e tem sua melhor expressão na peça Romeu e Julieta, de Shakespeare.

C
Certo
E
Errado
48390387-b3
UFBA 2013 - Artes Cênicas - Linguagem e Encenação Teatral

O sistema coringa, adotado por Augusto Boal, em seu Teatro do Oprimido, tem como pressuposto a identificação do ator com a personagem que representa.

C
Certo
E
Errado
483bb2cc-b3
UFBA 2013 - Artes Cênicas - Linguagem e Encenação Teatral

A obediência às regras, o culto à razão e o desprezo pelo popular eram características do Teatro do Classicismo francês.

C
Certo
E
Errado
4835b43a-b3
UFBA 2013 - Artes Cênicas - Projetos e Ações Artístico-culturais, Linguagem e Encenação Teatral

A ação teatral pode ocorrer em qualquer espaço, mesmo que não seja um teatro, mas, para isso, é necessário, pelo menos, que haja um ator e um espectador.

C
Certo
E
Errado
4832be9f-b3
UFBA 2013 - Artes Cênicas - Linguagem e Encenação Teatral

Distanciamento crítico, dialética, atitude política e dramaturgia épica são características do Teatro do Absurdo.

C
Certo
E
Errado
c25c3526-c2
UNESPAR 2016 - Artes Cênicas - História e Atualidades das Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral

Os versos acima foram compostos pelo rapper Criolo sobre os versos da canção “Cálice”, composta por Chico Buarque e Gilberto Gil em 1973. A composição do rapper:

I. Foi acusada de plágio pelos autores da canção original;
II. Foi assimilada por Chico Buarque no repertório de seu show;
III. Foi assimilada por Gilberto Gil no repertório de seu show;
IV. Denuncia de forma contundente a opressão social sofrida pelas minorias e o papel de intervenção da arte, o que torna a sua versão da canção uma atualização das posições defendidas pelos compositores de “Cálice” no período da ditadura militar;
V. Não tem afinidade, no seu conteúdo, à composição original “Cálice” que aborda, exclusivamente, a questão da censura sofrida pelos artistas no período da ditadura militar.

“Como ir pro trabalho sem levar um tiro

Voltar pra casa sem levar um tiro
Se as três da matina tem alguém que frita 
E é capaz de tudo pra manter sua brisa 
Os saraus tiveram que invadir os botecos 
Pois biblioteca não era lugar de poesia 
Biblioteca tinha que ter silêncio, 
E uma gente que se acha assim muito sabida 

Há preconceito com o nordestino 
Há preconceito com o homem negro 
Há preconceito com o analfabeto 
Mas não há preconceito se um dos três for rico, pai. 

A ditadura segue meu amigo Milton 
A repressão segue meu amigo Chico 
Me chamam Criolo e o meu berço é o rap 
Mas não existe fronteira pra minha poesia, pai. 
Afasta de mim a biqueira, pai 
Afasta de mim as biate, pai 
Afasta de mim a cocaine, pai 
Pois na quebrada escorre sangue.”

(Disponível em http://www.vagalume.com.br/criolo/ calice.html#ixzz3qOyuM3T6 Acesso em 25/10/2015)

A
Somente as alternativas I e V estão corretas;
B
Somente as alternativas II e IV estão corretas;
C
Somente as alternativas III e IV estão corretas;
D
Somente as alternativas II, III e IV estão corretas;
E
Somente a alternativa V está correta.
c254b6d8-c2
UNESPAR 2016 - Artes Cênicas - Linguagem e Encenação Teatral

Sobre o curta-metragem “Ilha das Flores” é correto afirmar que:

A
É um documentário brasileiro, dirigida por Walter Salles, produzido em 2003, sobre um casal de atores vivendo os conflitos da relação conjugal durante uma excursão teatral em Florianópolis;
B
É um drama argentino, dirigido por Pablo Trapero, produzido em 2007, sobre as consequências sociais causadas pela Guerra das Malvinas;
C
É um documentário argentino, dirigido por Pablo Trapero, produzido em 1998, sobre os soldados sobreviventes da Guerra das Malvinas;
D
É um documentário brasileiro, dirigido por Jorge Furtado, produzido em 1989, sobre as relações desiguais geradas pela economia capitalista;
E
É um documentário brasileiro, dirigido por Jorge Furtado, produzido em 2003, sobre a ocupação de argentinos no litoral de Santa Catarina em temporadas de verão.
c2596699-c2
UNESPAR 2016 - Artes Cênicas - Linguagem e Encenação Teatral

Relacione as duas colunas e assinale a alternativa que dispõe a ordem correta.

I. Jongo.
II. Carimbó.
III. Parangolé.

( )Dança e música do povo paraense, com sua origem na cultura dos índios Tupinambás.
( ) Dança participativa criada por Hélio Oiticica que se realiza quando o participante veste e movimenta uma capa colorida.
( )Música e dança de origem africana. Uma das fontes de origem do samba.

A
II – I – III;
B
I – III – II;
C
II – III – I;
D
III – II – I;
E
I – II – III.