Questõessobre História e Atualidades das Artes Cênicas

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e5c93d43-01
UNICENTRO 2018 - Artes Cênicas - História e Atualidades das Artes Cênicas

O teatro, como arte, foi formalizado pelos gregos, passando por rituais primitivos de concepções religiosas, que eram simbolizadas, através do espaço cênico organizado, como demonstração de cultura e conhecimento. É, por excelência, a arte do homem, exigindo a sua presença de forma completa — corpo, fala e gesto —, numa manifestação da necessidade de expressão e comunicação.

Com base nesses dados e nos conhecimentos sobre a arte teatral, pode-se afirmar:

A
O teatro se fundamenta na experiência de vida: ideias, conhecimentos e sentimentos.
B
Os elementos da expressão dramática são o espaço cênico, o personagem e a improvisação.
C
A sobrevivência do teatro baseia-se na produção de textos dramáticos.
D
A ação dinâmica entre o corpo em movimento cênico e o espaço em que esse corpo se desloca chama-se equilíbrio.
3452bf76-e4
UEM 2013 - Artes Cênicas - História e Atualidades das Artes Cênicas

Em uma madrugada em Tebas, Antígona deixa o palácio para enterrar seu irmão Polinice, filho rebelde de Édipo, morto quando conduzia o ataque de príncipes estrangeiros contra sua cidade. Ele estava desobedecendo à ordem de seu tio Creonte. Essa narrativa é o início da tragédia grega Antígona de Sófocles, baseada na obra “As três tragédias gregas”.

O Teatro na Grécia surgiu em meio a muita festa, dança e música. Os gregos acreditavam em muitos deuses e os louvavam. Cada deus tinha uma função. Existia um deus até para o vinho. Ele era o preferido do povo e era chamado de Dionísio. Foi em meio a esse misto de religiosidade e de “festa” que surgiram as primeiras encenações teatrais para o público. Sobre o teatro grego, assinale a alternativa correta.
C
Certo
E
Errado
344eadd5-e4
UEM 2013 - Artes Cênicas - História e Atualidades das Artes Cênicas

As apresentações teatrais na Roma antiga eram compostas por um coro que narrava e fazia comentários a respeito da história, que era interpretada pelos atores principais (protagonistas), que usavam túnicas e máscaras.

O Teatro na Grécia surgiu em meio a muita festa, dança e música. Os gregos acreditavam em muitos deuses e os louvavam. Cada deus tinha uma função. Existia um deus até para o vinho. Ele era o preferido do povo e era chamado de Dionísio. Foi em meio a esse misto de religiosidade e de “festa” que surgiram as primeiras encenações teatrais para o público. Sobre o teatro grego, assinale a alternativa correta.
C
Certo
E
Errado
34472bf8-e4
UEM 2013 - Artes Cênicas - História e Atualidades das Artes Cênicas

Téspis é considerado o primeiro ator grego de que se tem conhecimento. Em uma das festividades a Dionísio, Téspis veio à frente do coro com uma máscara e disse: “Eu sou o deus Dionísio”.

O Teatro na Grécia surgiu em meio a muita festa, dança e música. Os gregos acreditavam em muitos deuses e os louvavam. Cada deus tinha uma função. Existia um deus até para o vinho. Ele era o preferido do povo e era chamado de Dionísio. Foi em meio a esse misto de religiosidade e de “festa” que surgiram as primeiras encenações teatrais para o público. Sobre o teatro grego, assinale a alternativa correta.
C
Certo
E
Errado
344b7334-e4
UEM 2013 - Artes Cênicas - História e Atualidades das Artes Cênicas

A Tragédia tem origem nos primeiros e mais sérios momentos do cerimonial religioso das festas dionisíacas da antiga Roma e narra, além de feitos heroicos, acontecimentos que ressaltam o poder dos deuses sobre o destino dos humanos.

O Teatro na Grécia surgiu em meio a muita festa, dança e música. Os gregos acreditavam em muitos deuses e os louvavam. Cada deus tinha uma função. Existia um deus até para o vinho. Ele era o preferido do povo e era chamado de Dionísio. Foi em meio a esse misto de religiosidade e de “festa” que surgiram as primeiras encenações teatrais para o público. Sobre o teatro grego, assinale a alternativa correta.
C
Certo
E
Errado
a81f03fe-de
UEM 2011 - Artes Cênicas - História e Atualidades das Artes Cênicas

o “teatro invisível” é uma técnica desenvolvida por Boal, segundo a qual um grupo de atores ensaiados, a partir de um tema pré-estabelecido, desencadeia uma ação junto aos espectadores que não sabem que se trata de uma representação.

O teatro é um instrumento social muito eficaz, que nos faz pensar melhor sobre a nossa vida. Augusto Boal (1931-2009) foi um importante diretor e teórico do teatro no Brasil. Desenvolveu uma técnica chamada “teatro do oprimido”, a partir de 1970, durante o período em que ficou exilado na Europa devido à ditadura militar. Considerando a teoria do teatro do oprimido, é correto afirmar que 
C
Certo
E
Errado
a81ae7af-de
UEM 2011 - Artes Cênicas - História e Atualidades das Artes Cênicas

teatro do absurdo foi um termo criado por Boal, tentando colocar sob o mesmo conceito obras de dramaturgos completamente diferentes.

O teatro é um instrumento social muito eficaz, que nos faz pensar melhor sobre a nossa vida. Augusto Boal (1931-2009) foi um importante diretor e teórico do teatro no Brasil. Desenvolveu uma técnica chamada “teatro do oprimido”, a partir de 1970, durante o período em que ficou exilado na Europa devido à ditadura militar. Considerando a teoria do teatro do oprimido, é correto afirmar que 
C
Certo
E
Errado
488eeb16-b3
UFBA 2013 - Artes Cênicas - História e Atualidades das Artes Cênicas

O protesto político, um dos focos das manifestações, faz parte da história do teatro brasileiro, o que pode ser exemplificado pelos espetáculos Gota d’água (Chico Buarque e Paulo Pontes) e Arena Conta Zumbi (Augusto Boal e Gianfrancesco Guarnieri).


 A máscara ilustrada nessa figura refere-se ao filme V de Vingança, dirigido por James McTeigue, realizado em 2006, sendo esse tipo de máscara utilizado pelos participantes das manifestações populares de junho de 2013, no Brasil.


Com base nessa informação, é correto afirmar:

C
Certo
E
Errado
488855ff-b3
UFBA 2013 - Artes Cênicas - História e Atualidades das Artes Cênicas

A máscara dessa figura é inspirada no teatro medieval, no qual os atores procuravam esconder seus rostos para fugir às perseguições políticas e religiosas.


 A máscara ilustrada nessa figura refere-se ao filme V de Vingança, dirigido por James McTeigue, realizado em 2006, sendo esse tipo de máscara utilizado pelos participantes das manifestações populares de junho de 2013, no Brasil.


Com base nessa informação, é correto afirmar:

C
Certo
E
Errado
4884bba6-b3
UFBA 2013 - Artes Cênicas - História e Atualidades das Artes Cênicas

Muito antes, no teatro grego, a máscara, de modo geral, era uma forma utilizada pelo ator para mostrar as várias personagens que interpretava diante do público.


 A máscara ilustrada nessa figura refere-se ao filme V de Vingança, dirigido por James McTeigue, realizado em 2006, sendo esse tipo de máscara utilizado pelos participantes das manifestações populares de junho de 2013, no Brasil.


Com base nessa informação, é correto afirmar:

C
Certo
E
Errado
486deb19-b3
UFBA 2013 - Artes Cênicas - História e Atualidades das Artes Cênicas

A luz elétrica é introduzida na segunda metade do século XIX, causando profundas transformações no uso do palco, sendo que outras formas de iluminação foram utilizadas em diferentes épocas no teatro, a exemplo de tochas, velas, lâmpada a querosene e a gás.

C
Certo
E
Errado
4866a5f1-b3
UFBA 2013 - Artes Cênicas - História e Atualidades das Artes Cênicas

O Naturalismo, no teatro, no final do século XIX, combatia os excessos do Romantismo e defendia uma base científica para a prática artística, sintonizada com as conquistas das ciências da época.

C
Certo
E
Errado
486a019f-b3
UFBA 2013 - Artes Cênicas - História e Atualidades das Artes Cênicas

O teatro romano do primeiro século d.C. inspirou-se nas tragédias e comédias gregas, mas com uma diferença: trocava o nome dos deuses pelo do Deus Cristão, devido ao monoteísmo defendido pelos romanos.

C
Certo
E
Errado
4857a547-b3
UFBA 2013 - Artes Cênicas - História e Atualidades das Artes Cênicas

O Surrealismo e o Expressionismo, no teatro, são movimentos característicos da vanguarda teatral do século XIX.

C
Certo
E
Errado
4861d836-b3
UFBA 2013 - Artes Cênicas - História e Atualidades das Artes Cênicas

A Revolução Francesa foi uma das molas propulsoras e um movimento inspirador do desenvolvimento do teatro romântico na França.

C
Certo
E
Errado
484f597d-b3
UFBA 2013 - Artes Cênicas - História e Atualidades das Artes Cênicas

O Teatro da Catequese, que chegou ao Brasil por meio dos jesuítas, buscava formas de evangelização dos indígenas, através de uma ação teatral, que podia mesclar ensinamentos religiosos e elementos das culturas locais.

C
Certo
E
Errado
4844bc8e-b3
UFBA 2013 - Artes Cênicas - História e Atualidades das Artes Cênicas

O recrudescimento da Ditadura Militar em 1968, no Brasil, atingiu os textos e as representações teatrais, mas isso não impediu que houvesse um movimento de teatro de resistência e militância no país.

C
Certo
E
Errado
48286d16-b3
UFBA 2013 - Artes Cênicas - História e Atualidades das Artes Cênicas

Grotowski defendia um teatro essencial, centrado no ator, livre das amarras psicológicas e da subordinação estrita ao texto.

C
Certo
E
Errado
482e81f4-b3
UFBA 2013 - Artes Cênicas - História e Atualidades das Artes Cênicas

O Teatro Brasileiro de Comédia — TBC — foi uma companhia fundada no Brasil, na época da ditadura de Vargas, e era especializada em teatro de revistas e peças satíricas, que ironizavam o governo da época.

C
Certo
E
Errado
c25c3526-c2
UNESPAR 2016 - Artes Cênicas - História e Atualidades das Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral

Os versos acima foram compostos pelo rapper Criolo sobre os versos da canção “Cálice”, composta por Chico Buarque e Gilberto Gil em 1973. A composição do rapper:

I. Foi acusada de plágio pelos autores da canção original;
II. Foi assimilada por Chico Buarque no repertório de seu show;
III. Foi assimilada por Gilberto Gil no repertório de seu show;
IV. Denuncia de forma contundente a opressão social sofrida pelas minorias e o papel de intervenção da arte, o que torna a sua versão da canção uma atualização das posições defendidas pelos compositores de “Cálice” no período da ditadura militar;
V. Não tem afinidade, no seu conteúdo, à composição original “Cálice” que aborda, exclusivamente, a questão da censura sofrida pelos artistas no período da ditadura militar.

“Como ir pro trabalho sem levar um tiro

Voltar pra casa sem levar um tiro
Se as três da matina tem alguém que frita 
E é capaz de tudo pra manter sua brisa 
Os saraus tiveram que invadir os botecos 
Pois biblioteca não era lugar de poesia 
Biblioteca tinha que ter silêncio, 
E uma gente que se acha assim muito sabida 

Há preconceito com o nordestino 
Há preconceito com o homem negro 
Há preconceito com o analfabeto 
Mas não há preconceito se um dos três for rico, pai. 

A ditadura segue meu amigo Milton 
A repressão segue meu amigo Chico 
Me chamam Criolo e o meu berço é o rap 
Mas não existe fronteira pra minha poesia, pai. 
Afasta de mim a biqueira, pai 
Afasta de mim as biate, pai 
Afasta de mim a cocaine, pai 
Pois na quebrada escorre sangue.”

(Disponível em http://www.vagalume.com.br/criolo/ calice.html#ixzz3qOyuM3T6 Acesso em 25/10/2015)

A
Somente as alternativas I e V estão corretas;
B
Somente as alternativas II e IV estão corretas;
C
Somente as alternativas III e IV estão corretas;
D
Somente as alternativas II, III e IV estão corretas;
E
Somente a alternativa V está correta.