Questõessobre Artes Cênicas
Atuais estudos na área da recepção, a exemplo de Jauss (1994) e Soares (2010), apresentam similaridades com a proposta de Teatro-fórum, de Augusto Boal, especialmente no sentido de rever a ideia de um receptor passivo de uma obra acabada. A compreensão de leitura da obra de arte, no presente texto, é amparada por Pareyson (1997), ao conferir um lugar produtivo à leitura da obra de arte e não meramente receptivo. Assim, o sentido dado à obra artística dependerá da realidade sensível do espectador, do seu repertório de experiências sociais e estéticas, e não somente dos elementos técnicos produzidos, a priori, pelo artista.
Esse pressuposto afina-se à ideia de Boal de compreensão do espect-ator como sujeito ativo capaz de
Atuais estudos na área da recepção, a exemplo de Jauss (1994) e Soares (2010), apresentam similaridades com a proposta de Teatro-fórum, de Augusto Boal, especialmente no sentido de rever a ideia de um receptor passivo de uma obra acabada. A compreensão de leitura da obra de arte, no presente texto, é amparada por Pareyson (1997), ao conferir um lugar produtivo à leitura da obra de arte e não meramente receptivo. Assim, o sentido dado à obra artística dependerá da realidade sensível do espectador, do seu repertório de experiências sociais e estéticas, e não somente dos elementos técnicos produzidos, a priori, pelo artista.
Leia o texto abaixo, retirado do artigo “Teatro-fórum: propósitos e procedimentos” de Cilene Nascimento Canda:
“O Teatro-fórum é considerado por Boal como um ensaio para a vida, por meio do qual o ‘espect-ator’ experimenta
as possibilidades de atuação, de reivindicação da resolução de opressões vividas ou testemunhadas no contexto social.
Em cena, o sujeito é portador da voz, do ato cênico e visa colocar em prática as ideias e as sugestões de ações para
a superação do problema de opressão, para que possa ensaiar possibilidades de atuação no contexto social.”
FONTE: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/3227/2349> acesso em 30/09/2017
A Escola de Teatro, que tinha o nome de Escola de Música
e Artes Cênicas, fundada em 1956 pelo então reitor da
universidade, Edgard Santos, foi a primeira escola de teatro
brasileira a integrar uma universidade e foi também a primeira
escola da América Latina a adotar o método Stanislavski de
formação de atores.
Essa Escola pertence a
A ideia de papel, quer no teatro, quer nos contextos de interação
social, implicita a ideia de função, que é simplesmente
A tipificação das formas de ação requer haver nestas um
sentido objetivo, que, por sua vez, exige uma objetivação
linguística. Isto é, haverá um vocabulário que se refere a essas
formas de ação. [...] Em princípio, portanto, uma ação e seu
sentido podem ser apreendidos à parte dos desempenhos
individuais dela e dos variáveis processos subjetivos que a eles
se associam. O indivíduo e o outro podem ser compreendidos
como executantes de ações objetivas, geralmente conhecidas,
que são recorrentes e repetíveis por qualquer ator do tipo
adequado (Berger e Luckmann, 1985, p.101).
No teatro, papel e personagem são sinônimos. Desta forma,
define-se personagem enquanto um papel
Que a ação corresponda à palavra e a palavra à ação,
cuidando sempre em não ultrapassar os limites da simplicidade
da natureza, porque tudo o que a ela se opõe, afasta-se
igualmente do próprio fim da arte dramática, cuja finalidade
sempre foi e continuará sendo como que apresentar um espelho
à vida; mostrar à virtude suas próprias feições, ao vício sua
verdadeira imagem e a cada idade e geração sua fisionomia e
características. No teatro grego, comumente é utilizado o termo
"persona".
O significado da palavra persona, da qual mais tarde derivará,
em português, a palavra pessoa é
O Teatro Fórum é visto por diversos segmentos sociais como a mais radical na socialização dos meios de produção teatral,
pois rompe completamente a barreira palco e plateia. A introdução do teatro e das outras formas de expressão artística na educação
escolar contemporânea ocidental trouxe consigo a discussão do sentido do ensino das artes para a formação das novas gerações.
Acerca da importância do teatro na educação e tendo como referência o texto apresentado e os conhecimentos sobre o tema,
marque V para as afirmativas verdadeiras e F, para as falsas.
( ) O Teatro do Oprimido, através da prática de jogos, exercícios e técnicas teatrais, procura estimular a discussão e a
problematização de questões do cotidiano, com o objetivo de fortalecer as relações de poder, nas sociedades capitalistas,
através da exploração de histórias entre opressor e oprimido.
( ) O teatro invisível, o teatro-fotonovela e o teatro-mito fazem parte da estrutura geral do sistema curinga proposto por Augusto
Boal.
( ) Entre as técnicas do Teatro do Oprimido, estão Teatro Imagem, Teatro Jornal, Teatro Invisível, Teatro Legislativo e
Teatro Fórum.
( ) O Teatro Fórum é considerado por Augusto Boal como uma metáfora teatral, que pode ser recriada e reinterpretada na vida
social de cada sujeito presente na plateia.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
O teatro pode ser o local onde acontece o
evento teatral e também a apresentação de
uma peça teatral. Segundo a definição dos
gregos, teatro é o “local de onde se vê”.
Em uma madrugada em Tebas, Antígona deixa
o palácio para enterrar seu irmão Polinice, filho
rebelde de Édipo, morto quando conduzia o
ataque de príncipes estrangeiros contra sua
cidade. Ele estava desobedecendo à ordem de
seu tio Creonte. Essa narrativa é o início da
tragédia grega Antígona de Sófocles, baseada
na obra “As três tragédias gregas”.
A Tragédia tem origem nos primeiros e mais
sérios momentos do cerimonial religioso das
festas dionisíacas da antiga Roma e narra,
além de feitos heroicos, acontecimentos que
ressaltam o poder dos deuses sobre o destino
dos humanos.
As apresentações teatrais na Roma antiga eram
compostas por um coro que narrava e fazia
comentários a respeito da história, que era
interpretada pelos atores principais
(protagonistas), que usavam túnicas e
máscaras.
Téspis é considerado o primeiro ator grego de
que se tem conhecimento. Em uma das
festividades a Dionísio, Téspis veio à frente do
coro com uma máscara e disse: “Eu sou o deus
Dionísio”.
o Sistema Stanislavski consiste em uma série
de procedimentos de interpretação do ator e da
atriz e foi desenvolvido por Boal.
o “teatro invisível” é uma técnica desenvolvida
por Boal, segundo a qual um grupo de atores
ensaiados, a partir de um tema pré-estabelecido, desencadeia uma ação junto aos
espectadores que não sabem que se trata de
uma representação.
o teatro do oprimido permite o contato direto do
público com atores, introduzindo temas sociais
para serem debatidos.
teatro do absurdo foi um termo criado por Boal,
tentando colocar sob o mesmo conceito obras
de dramaturgos completamente diferentes.
Boal chama o público de “espect-atores”,
porque não só observam como também
participam da peça teatral.
O protesto político, um dos focos das manifestações, faz parte da história do teatro brasileiro, o que pode
ser exemplificado pelos espetáculos Gota d’água (Chico Buarque e Paulo Pontes) e Arena Conta Zumbi
(Augusto Boal e Gianfrancesco Guarnieri).
A máscara ilustrada nessa figura refere-se ao filme V de Vingança, dirigido por James McTeigue, realizado em 2006, sendo esse tipo de máscara utilizado pelos participantes das manifestações populares de junho de 2013, no Brasil.
Com base nessa informação, é correto afirmar:
A plateia do TCA apresenta-se dividida em frisas, camarotes e poltronas, permitindo diversos ângulos
de visibilidade do palco.
O Teatro Castro Alves, em Salvador-Bahia, tem uma estrutura com base no modelo arquitetônico do palco à italiana.
Considerando-se essa figura, é correto afirmar: