Questão 573cd72d-64
Prova:UNEAL 2013
Disciplina:Português
Assunto:Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Machado de Assis é um dos mais importantes escritores brasileiros, especialmente no que concerne à produção de contos e romances. Entre os seus romances mais significativos, destacam-se Memórias póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba e Dom Casmurro. No início de Memórias póstumas de Brás Cubas, lê-se:

“Que Stendhal confessasse haver escrito um de seus livros para cem leitores, coisa é que admira e consterna. O que não admira, nem provavelmente consternará é se este outro livro não tiver os cem leitores de Stendhal, nem cinquenta, nem vinte, quando muito, dez. Dez? talvez cinco.”
ASSIS, Joaquim Maria Machado de. Memórias póstumas de Brás Cubas. Rio de Janeiro: W.M. Jackson Editores, 1970, p. 9

A partir desse trecho, pode-se concluir que

A
o narrador assume uma postura irônica em relação a si mesmo e à literatura, desde o início, pois apresenta o livro como algo que não irá agradar ao leitor da época.
B
o defunto-autor, Brás Cubas, adota uma postura distanciada e objetiva, a partir da qual se limita a tecer considerações filosóficas sobre o sentido da existência e do amor.
C
Brás Cubas escreve o livro para celebrar seus autores preferidos, como Stendhal, que atua no romance como uma das personagens centrais.
D
Brás Cubas situa-se no espaço-tempo da morte, para narrar exclusivamente suas aventuras amorosas com Marcela e com seu grande amor, Virgília, com quem se casa.
E
o narrador protagonista, Bento Santiago, amigo de Brás Cubas, narra as suas memórias, a fim de compreender a sua esposa, Capitu, e o sentido de sua existência.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo