Questão 57219564-14
Prova:UERJ 2015, UERJ 2015
Disciplina:História
Assunto:Guerra Fria e seus desdobramentos, História Geral

A Europa passou por grande número de reconfigurações territoriais, em virtude das disputas seculares entre os povos do continente. No mapa abaixo, elaborado em 2014, estão assinalados, para cada país europeu, o nome da última potência estrangeira a desocupar aquele espaço nacional e o ano em que isso ocorreu.


Adaptado de news.nationalgeographic.com.

A desocupação estrangeira na Europa Oriental, após a Segunda Guerra Mundial, está associada ao seguinte contexto geopolítico:

A
fim da Guerra Fria
B
fundação da União Europeia
C
término da Crise dos Mísseis
D
início da Coexistência Pacífica

Gabarito comentado

Melina Campos LimaProfª de Direito Internacional da UFRJ, Mestra e Doutora em Economia Política Internacional - UFRJ
A Europa Oriental é a que aparece majoritariamente em laranja no mapa. Percebe-se que o último país a ocupar a maior parte dessa região foi a ex-União Soviética. Essa foi uma configuração do pós-Segunda Guerra mundial em que o mundo ficou divido segundo uma ordem bipolar, liderada, de um lado, pela ex-União Soviética, representante do socialismo, e, de outro lado, pelos Estados Unidos, representante do capitalismo. Nesse contexto, o Leste europeu se tornou área de influência direta da ex-União Soviética. Com o desmantelamento da ex-União Soviética, no início da década de 1990, essa estrutura bipolar, também conhecida como Guerra Fria, teve fim. Com isso, os países do Leste europeu foram desocupados e adotaram o capitalismo como sistema econômico. Dessa forma, a alternativa correta é a letra (A). A União Europeia foi fundada na década de 1950, de modo que não se relaciona com a desocupação do leste europeu no final da década de 1980 e início da década de 1990. A crise dos mísseis, entre Cuba, apoiada pela ex-URSS, e os Estados Unidos teve início e fim na década de 1960, não se relacionando com a desocupação da Europa Oriental. Coexistência pacífica foi um período dentro da Guerra Fria (1955 a 1962) e caracterizou as relações URSS-EUA, que foram relativamente estáveis e pacíficas durante esse período. As alternativas (B), (C) e (D) estão, portanto, erradas. 

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo