Questão 57190141-14
Prova:UERJ 2015, UERJ 2015
Disciplina:História
Assunto:República Autoritária : 1964- 1984, História do Brasil, Reconstrução Democrática : Governo Sarney


Adaptado de Folha de São Paulo, 15/03/2015.

No dia 15 de março de 1985, a presidência da República no Brasil foi assumida por um civil após 21 anos de governos militares. Nos trinta anos posteriores, houve um conjunto de mudanças destinadas a pôr fim às práticas autoritárias até então vigentes.

A partir da análise do gráfico, a tendência observável na opinião pública resulta de uma nova conjuntura caracterizada por:

A
regularidade das eleições
B
extinção do unipartidarismo
C
fortalecimento do poder executivo
D
valorização da liberdade de expressão

Gabarito comentado

Melina Campos LimaProfª de Direito Internacional da UFRJ, Mestra e Doutora em Economia Política Internacional - UFRJ
O gráfico mostra que, com o passar dos anos desde o fim da ditadura, o número de pessoas que apoiam a democracia em qualquer circunstância cresceu significativamente e o número daquelas que consideram a ditadura melhor diminuiu. A regularidade das eleições é uma característica da democracia, mas não explica a mudança de opinião das pessoas. Durante a ditadura militar brasileira, nunca houve unipartidarismo. Havia bipartidarismo (ARENA, que representava o governo; e MDB, que representava a oposição). O bipartidarismo acabou antes do fim da ditadura. Com a redemocratização não houve fortalecimento do poder Executivo. Geralmente, o poder executivo é mais forte em ditaduras, quando os poderes legislativo e judiciário tendem a ser, pelo menos, parcialmente oprimidos. Um dos elementos mais característicos de uma democracia é a liberdade de expressão, a qual explica mudanças de comportamento e opinião de pessoas que antes poderiam temer represálias por expressar pensamentos diferentes dos interesses ditatoriais. Dessa forma, as alternativas (A), (B) e (C) estão erradas e a alternativa (D) está correta. 

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo