Questão 5713d437-14
Prova:UERJ 2015
Disciplina:História
Assunto:Demandas políticas e sociais no mundo atual, História Geral, Questões Internacionais: história do tempo presente



HOMENAGEM E PROTESTOS MARCAM DIA MARTIN LUTHER KING NOS E.U.A.

                                                                                                                            www.cnab.org.br, janeiro/2015.



No último mês de janeiro, nas comemorações do Dia de Martin Luther King, propagou-se, mais uma vez, a frase Black lives matter “Vidas negras importam", que surgiu nos protestos gerados pela morte de jovem negro, em agosto de 2014, na cidade norte-americana de Ferguson.
A utilização dessa frase nas comemorações de 2015 aponta para uma contradição existente entre uma característica da ordem política norte-americana e um impedimento ao pleno exercício dos direitos civis.

Essa característica e esse impedimento, respectivamente, são:

A
prevalência do republicanismo e existência de grupos paramilitares
B
legitimidade do associativismo e regulação dos movimentos populares
C
vigência do ideal democrático e permanência de desigualdades étnicas
D
arantia da liberdade de manifestação e monitoramento das redes sociais

Gabarito comentado

Melina Campos LimaProfª de Direito Internacional da UFRJ, Mestra e Doutora em Economia Política Internacional - UFRJ
Não há prevalência do republicanismo nos Estados Unidos. A rotatividade entre republicanos e democratas nos últimos séculos foi bastante expressiva. Inclusive, o governo federal atual - liderado por Barak Obama, um negro - é democrata. Além disso, o Estados Unidos não são um país que tem problemas com a existência de grupos paramilitares. A alternativa (A) está errada. 
A alternativa (B) está errada. O termo associativismo geralmente se refere a questões trabalhistas, que não se relacionam diretamente com problemas étnicos.
A alternativa (C) está certa. De fato, os Estados Unidos são um país onde há a vigência de ideais democráticos, mas que, ao mesmo tempo, ainda sofre com a permanência de desigualdades étnicas, em que os negros são geralmente os menos favorecidos econômica e socialmente. Eles constituem a maioria da população pobre e, também, da população carcerária. A perseguição policial contra os negros é muito mais frequente do que contra pessoas brancas, o que leva a injustiças e até a crimes cometidos pelo poder público.
A alternativa (D) está errada. Em tese, em uma democracia, deveria haver garantia da liberdade de manifestação, mas não foi isso o que ocorreu em Ferguson, por exemplo, onde os manifestantes foram severamente reprimidos pela polícia.


Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo