Questão 5604b37f-bb
Prova:
Disciplina:
Assunto:
CANDIDO PORTINARI, Retirantes (Retirantes), 1944 Óleo s/ tela 190 x 180 cm. Col. Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand São Paulo,
Brasil. Disponível em: http://www.proa.org/exhibiciones/pasadas/portinari/salas/id_portinari_retirantes.html. Acesso em: 14 fev. 2016.
A imagem destacada, de Candido Portinari, dialoga com alguns romances da literatura regionalista, como Vidas Secas, de Graciliano
Ramos, O Quinze, de Rachel de Queiroz, e Essa Terra, de Antônio Torres.
Em relação a Essa Terra, de Antônio Torres, a alternativa que está inadequada ao contexto global da obra é a
CANDIDO PORTINARI, Retirantes (Retirantes), 1944 Óleo s/ tela 190 x 180 cm. Col. Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand São Paulo, Brasil. Disponível em: http://www.proa.org/exhibiciones/pasadas/portinari/salas/id_portinari_retirantes.html. Acesso em: 14 fev. 2016.
A imagem destacada, de Candido Portinari, dialoga com alguns romances da literatura regionalista, como Vidas Secas, de Graciliano Ramos, O Quinze, de Rachel de Queiroz, e Essa Terra, de Antônio Torres.
Em relação a Essa Terra, de Antônio Torres, a alternativa que está inadequada ao contexto global da obra é a
A
A obra está dividida em quatro partes, que, por sua vez, está subdividida em capítulos, apresentando, inclusive, diferentes
pontos de vista, em função da alternância de narradores.
B
A ida e o retorno de Nelo representam os dois lados de um Brasil que se completam: o sul é a redenção de um nordeste
subdesenvolvido.
C
Nelo configura o desejo íntimo das demais habitantes de Junco: a saída de um ambiente inóspito e a expectativa de um
retorno triunfal.
D
A narrativa consiste em um relato fragmentário e memorialístico das desventuras de uma família nordestina, entre as asperezas
do sertão e a ilusão de uma metrópole.
E
A ausência de sentimento de pertencimento a que os nordestinos são submetidos resulta da dificuldade das relações que
se estabelecem entre eles e a realidade socioeconômica dos lugares em que transitam.