Questão 518df962-b1
Prova:UEMG 2010
Disciplina:História
Assunto:República Oligárquica - 1889 a 1930, História do Brasil, Brasil Monárquico – Segundo Reinado 1831- 1889

A partir do que foi dito e do contexto que possibilitou a Proclamação da República no Brasil, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a incoerência histórica entre o texto acima e os acontecimentos que culminaram no 15 de novembro de 1889.

Leia o trecho do documento abaixo:


“A data de hontem vae ficar assignalada na historia. Extraordinario movimento agitou a população fluminense, desde o romper do dia. O espanto, a surpreza e a ansiedade - eis o que se notava em todos os olhares; em todas as physionomias. O povo invadiu as ruas e praças em busca de noticias sabendo então que o exercito tinha se declarado abertamente em opposição ao ministerio.”

EPISODIOS DA PROCLAMAÇÃO DA REPUBLICA NARRADOS POR UM JORNAL DO DIA 16 DE NOVEMBRO DE 1889. Publicado na Folha da Manhã, quarta-feira, 15 de Novembro de 1939


As fontes históricas não podem ser tomadas como verdade absoluta e por isso demandam uma análise criteriosa do que está sendo escrito ou representado. 

A
Apesar do texto apresentar o exército como figura importante no processo de Proclamação da República, este teve uma participação secundária e sem expressão nos episódios da época.
B
O trecho apresenta a satisfação popular com a Proclamação da República mas, na realidade, a maior parte da população era favorável à manutenção do império.
C
Segundo o trecho acima, a Proclamação da República aconteceu na capital do país - Rio de Janeiro – mas, na realidade o gabinete e o imperador foram derrubados em Petrópolis, sede da residência oficial de D. Pedro II.
D
Diferentemente do que o texto apresenta, o processo da Proclamação da República no Brasil foi controlado por um pequeno grupo que não se interessava que houvesse participação popular, no episódio histórico.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo