Questão 514e0968-b1
Prova:UEMG 2010
Disciplina:Português
Assunto:Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Após a leitura dos dois textos, pode-se afirmar CORRETAMENTE que

LEIA os textos, abaixo, e faça o que se pede, a seguir.


TEXTO I

Marcuschi afirma que a “a oralidade continua na moda”, ou seja, a fala ainda exerce um papel preponderante em nossa sociedade e serve de registro de prática social e cultural dos falantes. Se a fala é adquirida de forma natural, a escrita é aprendida em contextos formais, normalmente, no ambiente escolar. Contudo, ao ensinar a norma culta, a escola coloca para escanteio os falares particulares dos alunos. Por falares particulares, entende-se a fala do dia-a-dia do aluno em seus mais variados ambientes: família, ruas, parques, fazendas, bares, conversas com os amigos etc. O ostensivo foco no português formal perpetua o domínio da escrita sobre a fala e gera o que Bagno define como “instrumento de poder e de controle”, segundo o qual o que não está na gramática normativa não é português. Além disso, o caráter social da linguagem é destacado por Mollica (2003). Segundo a autora, a sociedade avalia os padrões lingüísticos da fala e essa avaliação pode determinar a posição do falante na escala social. A norma culta está relacionada a pessoas com nível elevado de instrução (Oliveira,2004) e é interesse da elite mantê-la inacessível à população menos favorecida, uma vez que ela é a detentora do saber.

REVELLI - Revista de Educação, Linguagem e Literatura da UEG- v. 1, n. 1, março de 2009 - FALARES REGIONAIS EM CONTRASTE COM A GRAMÁTICA TRADICIONAL.


TEXTO II

Cuitelinho

  Cheguei na bera do porto        

Onde as onda se espaia.       

As garça dá meia volta,         

Senta na bera da praia.         

E o cuitelinho não gosta        

 Que o botão da rosa caia.       

   Quando eu vim da minha terra,

Despedi da parentaia.           

Eu entrei em Mato Grosso,   

 Dei em terras paraguaia.       

Lá tinha revolução,              

Enfrentei fortes bataia.        

A tua saudade corta            

 Como o aço de navaia.        

O coração fica aflito,           

 Bate uma e outra faia.         

E os oio se enche d´água  

Que até a vista se atrapaia

Folclore recolhido por Paulo Vanzolini e Antônio Xandó. BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna. São Paulo:Parábola, 2004. 

A
contrariando a idéia defendida no Texto I, “Cuitelinho” comprova que a recriação artística da linguagem independe de formação intelectual e pode ser dominada por poetas do povo, sem qualquer formação acadêmica.
B
está de acordo com o Texto I a ideia de que a falta de domínio da modalidade culta da Língua Portuguesa, como se verifica em “Cuitelinho”, empobrece a variedade de ritmos na construção da rima e da métrica.
C
pode-se verificar no Texto I a tese que defende a ideia de que combinação de palavras, as rimas e o ritmo em “Cuitelinho”, por serem primários e espontâneos, mostram o afastamento do texto de um nível estético ou artístico.
D
o autor do Texto I considera que canções como “Cuitelinho” manifestam aspectos culturais de um povo, nos quais se inclui sua forma de falar, além de registrar um momento histórico e, portanto, devem ser preservadas.

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