Questão 50561c9b-fc
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Considerando os poemas, assinale a alternativa correta.
Considerando os poemas, assinale a alternativa correta.
Carlos Drummond de Andrade.
Claro Enigma.
Ulisses
O mito é o nada que é tudo.
O mesmo sol que abre os céus
É um mito brilhante e mudo ‐
O corpo morto de Deus,
Vivo e desnudo.
Este, que aqui aportou,
Foi por não ser existindo.
Sem existir nos bastou.
Por não ter vindo foi vindo
E nos criou.
Assim a lenda se escorre
A entrar na realidade,
E a fecundá‐la decorre.
Em baixo, a vida, metade
De nada, morre.
Fernando Pessoa. Mensagem.
*conversa íntima entre casais.
Carlos Drummond de Andrade.
Claro Enigma.
Ulisses
O mito é o nada que é tudo.
O mesmo sol que abre os céus
É um mito brilhante e mudo ‐
O corpo morto de Deus,
Vivo e desnudo.
Este, que aqui aportou,
Foi por não ser existindo.
Sem existir nos bastou.
Por não ter vindo foi vindo
E nos criou.
Assim a lenda se escorre
A entrar na realidade,
E a fecundá‐la decorre.
Em baixo, a vida, metade
De nada, morre.
Fernando Pessoa. Mensagem.
*conversa íntima entre casais.
A
As noções de que a identidade do poeta independe de sua
existência biográfica, no “Sonetilho”, e de que o mito se
perpetua para além da vida, em “Ulisses”, produzem uma
analogia entre os poemas.
B
As referências a Mefisto (“diabo”, na lenda alemã de
Fausto) e a Deus no “Sonetilho” e em “Ulisses”,
respectivamente, associadas ao polo de opostos “morte” e
“vida”, revelam uma perspectiva cristã comum aos poemas.
C
O resgate da forma clássica, no “Sonetilho”, e a referência à
primeira pessoa do plural, em “Ulisses”, denotam um
mesmo espírito agregador e comunitário.
D
O eu lírico de cada poema se identifica, respectivamente,
com seus títulos. No poema de Drummond, trata‐se de
alguém referido como “falso Fernando Pessoa”, já no
poema de Pessoa, o eu lírico é “Ulisses”.
E
Os versos “As coisas tangíveis / tornam‐se insensíveis / à
palma da mão. // Mas as coisas findas, / muito mais que
lindas, / essas ficarão”, de outro poema de Claro Enigma,
sugerem uma relação de contraste com os poemas citados.