Questão 504f5a93-fc
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Com base nos trechos acima, é adequado afirmar:
Com base nos trechos acima, é adequado afirmar:
O povo que chupa o caju, a manga, o cambucá e a jabuticaba,
pode falar uma língua com igual pronúncia e o mesmo espírito
do povo que sorve o figo, a pera, o damasco e a nêspera? José de Alencar. Bênção Paterna. Prefácio a Sonhos d’ouro.
A graciosa ará, sua companheira e amiga, brinca junto dela. Às
vezes sobe aos ramos da árvore e de lá chama a virgem pelo
nome, outras remexe o uru de palha matizada, onde traz a
selvagem seus perfumes, os alvos fios do crautá, as agulhas da
juçara com que tece a renda e as tintas de que matiza o
algodão.José de Alencar. Iracema.
Glossário:
“ará”: periquito; “uru”: cesto; “crautá”: espécie de bromélia; “juçara”: tipo de
palmeira espinhosa.
O povo que chupa o caju, a manga, o cambucá e a jabuticaba,
pode falar uma língua com igual pronúncia e o mesmo espírito
do povo que sorve o figo, a pera, o damasco e a nêspera?
José de Alencar. Bênção Paterna. Prefácio a Sonhos d’ouro.
A graciosa ará, sua companheira e amiga, brinca junto dela. Às
vezes sobe aos ramos da árvore e de lá chama a virgem pelo
nome, outras remexe o uru de palha matizada, onde traz a
selvagem seus perfumes, os alvos fios do crautá, as agulhas da
juçara com que tece a renda e as tintas de que matiza o
algodão.
José de Alencar. Iracema.
Glossário:
“ará”: periquito; “uru”: cesto; “crautá”: espécie de bromélia; “juçara”: tipo de
palmeira espinhosa.
A
Para Alencar, a literatura brasileira deveria ser capaz de
representar os valores nacionais com o mesmo espírito do
europeu que sorve o figo, a pera, o damasco e a nêspera.
B
Ao discutir, no primeiro trecho, a importação de ideias e
costumes, Alencar propõe uma literatura baseada no
abrasileiramento da língua portuguesa, como se verifica no
segundo trecho.
C
O contraste entre os verbos “chupar” e “sorver”,
empregados no primeiro trecho, revela o rebaixamento de
linguagem buscado pelo escritor em Iracema.
D
Em Iracema, a construção de uma literatura exótica, tal
como se verifica no segundo trecho, pautou‐se pela recusa
de nossos elementos naturais.
E
Ambos os trechos são representativos da tendência
escapista de nosso romantismo, na medida em que
valorizam os elementos naturais em detrimento da
realidade rotineira.