Questão 4f8ece34-b6
Prova:IF-GO 2012
Disciplina:Português
Assunto:Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

A alternativa que expressa a mensagem central desse texto é:

A questão toma por base o texto a seguir, de Carlos Drummond de Andrade.  

Elegia 1938

Trabalhas sem alegria para um mundo caduco, onde as formas e as ações não encerram nenhum exemplo. Praticas laboriosamente os gestos universais, sentes calor e frio, falta de dinheiro, fome e desejo sexual.

Heróis enchem os parques da cidade em que te arrastas, e preconizam a virtude, a renúncia, o sangue-frio, a concepção. À noite, se neblina, abrem guarda-chuvas de bronze ou se recolhem aos volumes de sinistras bibliotecas.

Amas a noite pelo poder de aniquilamento que encerra e sabes que, dormindo, os problemas te dispensam de morrer. Mas o terrível despertar prova a existência da Grande Máquina e te repõe, pequenino, em face de indecifráveis palmeiras.

Caminhas entre mortos e com eles conversas sobre coisas do tempo futuro e negócios do espírito. A literatura estragou tuas melhores horas de amor. Ao telefone perdeste muito, muitíssimo tempo de semear.

Coração orgulhoso, tens pressa de confessar tua derrota e adiar para outro século a felicidade coletiva. Aceitas a chuva, a guerra, o desemprego e a injusta distribuição porque não podes, sozinho, dinamitar a ilha de Manhattan.

ANDRADE, Carlos Drummond de. Antologia Poética. 47

ed. Rio de Janeiro: Record, 2001.

Vocabulário:

Elegia – Poema lírico, cujo tom é quase sempre terno e triste. 

A
As desigualdades sociais vivenciadas pelo Ocidente a partir da Primeira Guerra Mundial são frutos do comodismo das camadas menos favorecidas da sociedade.
B
O avanço tecnológico é o caminho mais seguro para a transformação da sociedade e para a eliminação das injustiças.
C
O capitalismo mecanizou as ações humanas de tal modo que o homem moderno, desumanizado, se vê impotente diante das injustiças sociais e transfere a iniciativa de transformação para as gerações futuras.
D
O capitalismo traz desigualdades, mas também contribui para a felicidade coletiva.
E
Por meio do capitalismo, as nações subdesenvolvidas poderão romper com o atraso, que lhes ocasiona fome, frustração e desespero.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo