A graça da tira decorre:
A graça da tira decorre:
Gabarito comentado
A questão exige interpretação textual.
O humor da tirinha consiste na ambiguidade da fala de Hagar, que é interpretada por Ed Sortudo como se ele estivesse se referindo a uma mulher diferente de sua esposa atual.
A) INCORRETA. A resposta de Ed Sortudo indica que ele interpretou a fala de Hagar como se ele estivesse se referindo a uma mulher diferente, mas isso não se deve a um "ruído" na comunicação, e sim à ambiguidade da fala de Hagar. Portanto, essa alternativa está incorreta.
B) INCORRETA. Hagar realmente se dirige à sua esposa, mas não está utilizando uma metáfora para se referir a outra pessoa. Ele está falando sobre sua esposa, mas Ed Sortudo interpreta erroneamente como se fosse outra mulher. A alternativa não descreve adequadamente o humor da tirinha.
C) INCORRETA. Não há diferença no nível de linguagem que sugira a existência de duas mulheres. A fala de Hagar é ambígua, mas não devido ao nível de linguagem. Esta alternativa está incorreta.
D) CORRETA. Esta alternativa aborda a questão da ambiguidade do discurso de Hagar. A graça da tirinha decorre exatamente dessa ambiguidade. Ed Sortudo não entendeu que Hagar estava se referindo à sua própria esposa, interpretando que ele estava falando de uma terceira pessoa. Portanto, esta alternativa está correta.
E) INCORRETA. A fala de Hagar não possui traços de formalidade ou linguagem erudita. A dificuldade de compreensão por parte de Ed Sortudo não se deve ao nível de linguagem, mas sim à ambiguidade do discurso. Portanto, esta alternativa está incorreta.
Gabarito: Letra D