Questão 4baaec66-fe
Prova:ENCCEJA 2018
Disciplina:História
Assunto:História do Brasil, Brasil Monárquico – Segundo Reinado 1831- 1889


    Desde os primeiros dias da República, os autores de livros didáticos para os cursos primário e secundário, obedecendo a critérios definidos pelas autoridades de governo na área da educação, passaram a estampar o retrato de D. Pedro II com as longas barbas e o aspecto cansado dos seus últimos anos de vida para associar à Monarquia a imagem de velhice e coisa antiga.

SILVA, P. N. N. Monarquia: verdades e mentiras. São Paulo: GRD, 1994 (adaptado).


De acordo com o texto, o uso que se fez da imagem de D. Pedro II tinha o objetivo de

A
valorizar uma tradição nacional.
B
denunciar um costume aristocrático.
C
promover um estilo artístico.
D
desqualificar um regime político.

Gabarito comentado

Pedro VandréMonitor do Qconcursos
Sobre o contexto do início da República brasileira, após sua proclamação em 1889, e levando em consideração a imagem proposta de D. Pedro II, vamos selecionar a alternativa correta:


A) Incorreta – Pelo contrário, o objetivo do uso da imagem de D. Pedro II era rebaixar a imagem da Monarquia, fazendo-a parecer obsoleta.


B) Incorreta - A intenção não era denunciar um costume específico da aristocracia - até porque não há nada sobre isso sendo descrito -, mas sim desqualificar o regime monárquico como um todo.


C) Incorreta - O objetivo principal do uso da imagem de D. Pedro II não era promover um estilo artístico, mas sim criar uma percepção negativa da Monarquia.


D) Correta – De acordo com o texto apresentado, podemos perceber claramente que o uso da imagem de D. Pedro II nos livros didáticos dos primeiros dias da República tinha um objetivo estratégico: desqualificar o regime político da Monarquia. Essa desqualificação se dava através da escolha deliberada de um retrato de D. Pedro II que enfatizava suas longas barbas e seu aspecto cansado dos últimos anos de vida. Ao estampar essa imagem em material educacional, as autoridades buscavam associar a Monarquia a uma ideia de velhice, desgaste e obsolescência. Essa representação visual servia para reforçar a narrativa de que a Monarquia era um sistema ultrapassado e inadequado para os tempos modernos, legitimando assim a recém-estabelecida República. Ao criar essa associação negativa, a intenção era diminuir a percepção de legitimidade e atratividade do regime monárquico, moldando a opinião pública e as gerações futuras contra a Monarquia e a favor da República.


Gabarito – Letra D


Referência:


de Mattos, Ilmar Rohrloff. "Do Império à República." Revista estudos históricos 2.4 (1989): 163-171.


Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo