Questão 4ab0e5db-dc
Prova:Esamc 2013
Disciplina:História
Assunto:Guerra Fria e seus desdobramentos, História Geral

Analise atentamente as informações abaixo para responder a questão:


(Fonte: O primeiro McDonald’s da União Soviética. Praça Pushkin, Moscou, 31 de janeiro de 1990. Foto de Alexander Zemlianichenko. Disponível em: http://www.airingnews.com/ articles/60327/These-photographs-capture-the-terror-joy-and-weirdness-of-theUSSRs-final-days. Acesso em: 18 ago. 2013, às 10h20.)

(Fonte: Último leite em um Mercado estatal no centro de Moscou. Dezembro de 1990. Foto de Martin Cleaver. Disponível em: http://www.airingnews.com/articles/60327/ These-photographs-capture-the-terror-joy-and-weirdness-of-the-USSRs-final-days. Acesso em: 18 ago. 2013, às 10h20.)


    A perestroika é uma necessidade urgente que surgiu da profundidade dos processos de desenvolvimento em nossa sociedade socialista. Esta encontra-se pronta para ser mudada e há muito tempo que anseia por mudanças. Qualquer demora para implantar a perestroika poderia levar, num futuro próximo, a uma situação interna exacerbada que, em termos claros, constituiria um terreno fértil para uma grave crise social, econômica e política.

(Fonte: GORBACHEV, Mikhail. Perestroika – novas ideias para o meu país e o mundo. SP: Best Seller, 1988, p. 15.)



O início dos anos 1990 foi marcado pelo processo de desagregação do bloco socialista, comandado pela União Soviética durante os anos da Guerra Fria. A análise das imagens e do texto nos permite concluir que seu conteúdo aponta para a (o):


A
integração da União Soviética ao bloco capitalista, comandado pelos Estados Unidos, como forma de solucionar seus problemas internos.
B
necessidade de mudanças internas no país, afetado por crises econômicas e sociais, e para a tentativa de integração ao mundo globalizado.
C
causa principal do fim da União Soviética, uma vez que, enquanto o povo sofria com a crise, o país beneficiava as elites adotando o liberalismo.
D
processo de transformações internas, a partir da perestroika, para reduzir a crise social e eliminar a presença de empresas capitalistas do país.
E
ingresso do país no mundo globalizado, o que eliminou a crise econômica e social que afetava o país a partir da instituição da perestroika.

Gabarito comentado

Marcelo SaraivaProfessor de Atualidades, formado em História (UFF) e Geografia (UFF)
Sobre as imagens e textos associados e o fim da URSS buscamos a opção correta. 

A) O processo descrito representou uma tentativa de reformar a URSS e não de aderir sem crítica alguma ao bloco capitalista liderado pelos EUA. 
B) A chamada perestroika foi um processo de abertura política e econômica cujo objetivo era o de reformar a URSS e aliviar tensões internas. Tais tensões, como destacado no texto, poderiam levar a graves crises internas dado o tamanho do descontentamento da população com os resultados econômicos e sociais da nação. Naquele momento a propaganda sobre os benefícios do mundo globalizado e integrado, chamado pelo termo aldeia global ressaltava a necessidade de se integrar ao mundo interconectado e causava na população a sensação de que viver na URSS era estar em constante isolamento do restante do mundo. 
C) As elites soviéticas não adotavam o liberalismo por conta do regime político nacional que estava baseado no socialismo desde a revolução muitas décadas antes. 
D) Somente após o início da perestroika que empresas estrangeiras capitalistas foram autorizadas a atuar no espaço soviético. 
E) A URSS se desagrega antes de entrar no mundo globalizado. De sua secessão saem diversas nações que de meados da década de 90 em diante seguem caminhos próprios que vão desde a adesão a União Europeia e OTAN até os que se voltaram para a Ásia e aderiram a iniciativas de blocos regionais da região.

 GABARITO DO PROFESSOR: B

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo