Questão 489cdfdf-f9
Prova:Univille 2017
Disciplina:Português
Assunto:Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Leia o texto e seguir.


“[...] Depois de um gesto lento e cuidadoso abriu as palmas das mãos, contemplando-as. Sim, lá estava o vestígio do carinho. [...] Ela estava prendendo um novo amor. Um amor que vivia e se fortalecia na espera do amanhã, que se fazia inesperadamente nas frinchas de um momento qualquer, que se revelava por um simples piscar de olhos, por um sorriso ensaiado na metade das bordas de um lábio, por um repetir constante do eu te amo, declaração feita, muitas vezes, em voz silenciosa, audível somente para dentro, fazendo com que o eco dessa fala se expandisse no interior mesmo do próprio declarante.”

Considerando o conteúdo, a linguagem e as personagens da obra Olhos d’Água, de Conceição Evaristo, é correto afirmar que o texto:

A
foi extraído de uma narrativa, cuja protagonista é apresentada como mendiga, prostituta, louca - qualificativos que, obviamente, põem-na à margem da chamada cidadania.
B
refere-se aos sentimentos da personagem Salinda, uma esposa em crise que se entrega a um novo amor, ainda que seja preciso enfrentar o marido violento, que a mantém presa ao casamento à força.
C
conta parte da história de uma mulher anônima que tenta salvar a vida de Ardoca, um homem “cansado por todos os dias, todos os trabalhos, e por toda a vida”.
D
é um fragmento do conto “Quantos filhos Natalina teve?”, em que a personagem engravida várias vezes, vira mãe de aluguel, vê-se obrigada a dar os filhos a desconhecidos e, no desfecho da trama, acaba sendo estuprada.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo