Questão 487bc830-e0
Prova:FATEC 2012
Disciplina:Química
Assunto:Equilíbrio Químico, Transformações Químicas e Energia, Sistemas Homogêneos: Constantes: Kc e Kp. Deslocamento do Equilíbrio: Fatores., Termoquímica: Energia Calorífica, Calor de reação, Entalpia, Equações e Lei de Hess.

Considere a reação de formação da amônia N2 (g) + 3H2 (g) ⇌ 2NH3 (g) e o gráfico, que mostra a influência conjunta da pressão e da temperatura no seu rendimento.

A análise do gráfico permite concluir, corretamente, que:

A produção de alimentos para a população mundial necessita de quantidades de fertilizantes em grande escala, sendo que muitos deles se podem obter a partir do amoníaco. Fritz Haber (1868-1934), na procura de soluções para a otimização do processo, descobre o efeito do ferro como catalisador, baixando a energia de ativação da reação. Carl Bosch (1874-1940), engenheiro químico e colega de Haber, trabalhando nos limites da tecnologia no início do século XX, desenha o processo industrial catalítico de altas pressões e altas temperaturas, ainda hoje utilizado como único meio de produção de amoníaco e conhecido por processo de Haber-Bosch. Controlar as condições que afetam os diferentes equilíbrios que constituem o processo de formação destes e de outros produtos, otimizando a sua rentabilidade, é um dos objetivos da Ciência/Química e da Tecnologia para o desenvolvimento da sociedade.

imagem-019.jpg

A
a reação de formação da amônia é endotérmica.
B
o rendimento da reação, a 300 atm, é maior a 600o C.
C
a constante de equilíbrio (Kc ) não depende da temperatura.
D
a constante de equilíbrio (Kc ) é maior a 400 o C do que a 500oC.
E
a reação de formação da amônia é favorecida pela diminuição da pressão.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo