Questão 457ef269-d8
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Os projetos da vila Maser, uma das mais belas da Itália
no século XVI, são de Palladio, e os afrescos, de Veronese.
A vila realiza, em todo o seu esplendor, a ideia de ordem
segundo o grande arquiteto humanista, Palladio, para quem
“a beleza resulta da forma e da correspondência entre o todo
e as partes, e entre as partes entre si, e entre as partes e o
todo, de forma que o edifício deve aparecer como um corpo inteiro e bem definido no qual cada membro convém aos
outros e onde todos os membros são necessários às suas
funções”.
(Lucette Valensi. Venise et la Sublime Porte, 1987. Adaptado.)
Palladio e Veronese são artistas do Renascimento italiano do
século XVI. A arquitetura de Palladio confere forma
Os projetos da vila Maser, uma das mais belas da Itália
no século XVI, são de Palladio, e os afrescos, de Veronese.
A vila realiza, em todo o seu esplendor, a ideia de ordem
segundo o grande arquiteto humanista, Palladio, para quem
“a beleza resulta da forma e da correspondência entre o todo
e as partes, e entre as partes entre si, e entre as partes e o
todo, de forma que o edifício deve aparecer como um corpo inteiro e bem definido no qual cada membro convém aos
outros e onde todos os membros são necessários às suas
funções”.
(Lucette Valensi. Venise et la Sublime Porte, 1987. Adaptado.)
Palladio e Veronese são artistas do Renascimento italiano do
século XVI. A arquitetura de Palladio confere forma
A
à noção da estética clássica, segundo a qual a beleza
nasce das relações proporcionais de objetos compostos.
B
à estética barroca, segundo a qual a beleza é intuitivamente produzida pelos artistas de gênio.
C
à reflexão aristotélica sobre arte, segundo a qual as artes
devem se afastar do mundo natural.
D
à noção dialética, segundo a qual a beleza resplandece
por contraste ao lado de figuras medonhas.
E
à concepção de uma ontologia artística, segundo a qual
os artistas inspirados pelos deuses adornam o universo.