Questõessobre Modernismo: Tendências contemporâneas
Instrução: A questão refere-se ao romance A noite das mulheres cantoras, de Lídia Jorge.
Leia o segmento abaixo.
........ comunica a ........ que ela não pode
assinar todas as letras que compusera, pois é
necessário que apareça um nome masculino.
Ela pode escolher três de suas letras. As
outras serão assinadas por .........
Assinale a alternativa que preenche
corretamente as lacunas do segmento, na
ordem em que aparecem.
Instrução: A questão refere-se ao romance A noite das mulheres cantoras, de Lídia Jorge.
Leia o segmento abaixo.
........ comunica a ........ que ela não pode assinar todas as letras que compusera, pois é necessário que apareça um nome masculino. Ela pode escolher três de suas letras. As outras serão assinadas por .........
Assinale a alternativa que preenche
corretamente as lacunas do segmento, na
ordem em que aparecem.
Assinale a alternativa correta sobre O amor de
Pedro por João, de Tabajara Ruas.
Assinale a alternativa correta sobre o conto
Café Paris, do livro Dançar tango em Porto
Alegre, de Sergio Faraco.
Instrução: A questão refere-se ao romance A noite das mulheres cantoras, de Lídia Jorge.
Assinale a alternativa correta sobre o romance.
Instrução: A questão refere-se ao romance A noite das mulheres cantoras, de Lídia Jorge.
Assinale a alternativa correta sobre o romance.
Leia o segmento abaixo.
Há um fragmento do romance O amor de
Pedro por João, de Tabajara Ruas, que se
destacou do conjunto: o episódio em que
Dorival encarou a guarda. Nesse trecho,
Dorival, ........, enfrenta o soldado, o cabo, o
sargento e o tenente. Fica visível ........ da
guarda e ........ de Dorival.
Assinale a alternativa que preenche
corretamente as lacunas na ordem em que
aparecem.
Leia o segmento abaixo.
Há um fragmento do romance O amor de Pedro por João, de Tabajara Ruas, que se destacou do conjunto: o episódio em que Dorival encarou a guarda. Nesse trecho, Dorival, ........, enfrenta o soldado, o cabo, o sargento e o tenente. Fica visível ........ da guarda e ........ de Dorival.
Assinale a alternativa que preenche
corretamente as lacunas na ordem em que
aparecem.
Anelise, protagonista e narradora do romance As parceiras, de Lya Luft, conta a própria história,
recuperando a memória de sua família.
No bloco superior, abaixo, estão listadas algumas personagens do romance; no inferior, a relação de
parentesco que têm com a protagonista.
Associe adequadamente o bloco inferior ao bloco superior.
1 - Catarina
2 - Sibila
3 - Vânia
4 - Otávio
5 - Tiago
( ) Irmã de Anelise.
( ) Avó de Anelise.
( ) Tia anã de Anelise.
( ) Primo de Anelise.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
Leia as seguintes afirmações sobre os contos
de Murilo Rubião.
I - O conto O edifício é narrado em primeira
pessoa pelo próprio engenheiro, João
Gaspar, que é contratado para a
construção de um arranha-céu.II - O conto O convidado, narrado em terceira
pessoa, conta a história de José Alferes,
que, embora tenha recebido um convite
estranho para uma festa à fantasia,
decide ir mesmo assim.III- O conto O homem do boné cinzento é
narrado em primeira pessoa por Roderico,
que responsabiliza o homem do boné
cinzento pela intranquilidade que se
estabelece desde que se mudou para a
vizinhança.
Quais estão corretas?
Assinale a alternativa correta sabre o romance Diário da queda, de Michel Laub.
Instrução: A questão refere-se a obra Feliz ano velho, de Marcelo Rubens Paiva.
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações sobre a obra.
( ) O romance parte da mem6ria individual do protagonista e abrange a mem6ria coletiva, referente
a acontecimentos da hist6ria brasileira.
( ) Os fatos narrados no romance não estabelecem relação com o contexto social brasileiro, visto que
o narrador detém-se basicamente na recordação de aspectos do acidente que o deixara
tetraplégico.
( ) O romance da voz a cultura de uma geração, nascida nos anos 1960, crescida nos anos 1970 e
que chega, na década de 1980, em busca de novas alternativas políticas e culturais.
( ) O romance configura-se como realização artística de caráter subjetivo que não se presta a reflexão
sabre o passado hist6rico.
A sequencia correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, e
Instrução: A questão refere-se a obra Feliz ano velho, de Marcelo Rubens Paiva.
A propósito da obra, é correto afirmar que
Instrução: A questão refere-se a obra Feliz ano velho, de Marcelo Rubens Paiva.
A propósito da obra, é correto afirmar que
Assinale a alternativa correta sabre o romance a máquina de fazer espanhóis, de Valter Hugo Mae.
Analise as proposições em relação à obra Melhores poemas, Paulo Leminsky, e ao Texto –
SUJEITO INDIRETO.
I. A leitura do poema evidencia uma metalinguagem com duplicidade irônica, pois
apresenta uma contestação aos elementos da construção gramatical, e, em
consequência desta contestação, desvela um eu poético desiludido.
II. A obra de Leminsky está entre a oralidade e o rigor da construção formal, pois utiliza
vários recursos estilísticos, provérbios, humor, trocadilhos da cultura popular, recursos
visuais de publicidade, entre outros. No entanto, o poeta também valoriza recursos do
poema tradicional – as rimas, essência para a estrutura rítmica dos seus poemas.
III. O poeta faz um jogo de palavras em relação ao título e à inversão do título, no verso 12,
como forma de recuperar o sentido mais amplo que o poeta tenciona dar ao poema –
uma tentativa de resgatar a essência do poema – a poesia.
IV. Da leitura dos versos “Quem dera eu visse o outro lado, /
o lado de lá, lado meio” deduz-se que o poeta está se referindo a um enigma, ou seja, a
incógnita que a vida representa.
V. A repetição da estrutura “Quem dera”, nos versos um, cinco e nove, reflete o
probabilismo de contestação e o descontentamento do eu-poético no mundo atual,
razão pela qual o poeta usa o verbo no pretérito mais que perfeito.
Assinale a alternativa correta.
Analise as proposições em relação à obra Melhores poemas, Paulo Leminsky, e ao Texto – SUJEITO INDIRETO.
I. A leitura do poema evidencia uma metalinguagem com duplicidade irônica, pois apresenta uma contestação aos elementos da construção gramatical, e, em consequência desta contestação, desvela um eu poético desiludido.
II. A obra de Leminsky está entre a oralidade e o rigor da construção formal, pois utiliza vários recursos estilísticos, provérbios, humor, trocadilhos da cultura popular, recursos visuais de publicidade, entre outros. No entanto, o poeta também valoriza recursos do poema tradicional – as rimas, essência para a estrutura rítmica dos seus poemas.
III. O poeta faz um jogo de palavras em relação ao título e à inversão do título, no verso 12, como forma de recuperar o sentido mais amplo que o poeta tenciona dar ao poema – uma tentativa de resgatar a essência do poema – a poesia.
IV. Da leitura dos versos “Quem dera eu visse o outro lado, / o lado de lá, lado meio” deduz-se que o poeta está se referindo a um enigma, ou seja, a incógnita que a vida representa.
V. A repetição da estrutura “Quem dera”, nos versos um, cinco e nove, reflete o probabilismo de contestação e o descontentamento do eu-poético no mundo atual, razão pela qual o poeta usa o verbo no pretérito mais que perfeito.
Assinale a alternativa correta.
Analise as proposições em relação à obra Melhores poemas, Paulo Leminsky, ao Texto –
SUJEITO INDIRETO, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) O poeta Leminski desenvolveu apurada sensibilidade para o haicai – poema de origem
japonesa, demarcado pela concisão e objetividade; a obra Melhores poemas também
está pinçada por este tipo de poema.
( ) Na obra de Leminsky também se identificam características da poesia brasileira da
segunda fase do Modernismo, a exemplo, o discurso poético com versos livres ou
metrificação em oposição à sintaxe normativa.
( ) O poeta Leminsky, poeta de vanguarda, criou poemas dentro dos princípios que
norteiam o Concretismo – movimento poético brasileiro da década de 50; pois sua
produção poética é marcada apenas pelo apelo à comunicação não-verbal.
( ) Da leitura do poema, depreende-se a ironia do poeta em relação à gramática, pois ele
questiona a funcionalidade do conhecimento da gramática e a aplicabilidade dela, em
especial, quanto às nomenclaturas.
( ) O poema comprova que o poeta está dividido entre a subjetividade e a objetividade, no
momento em que leva o eu poético à reflexão da própria existência, baseando-se em
termos gramaticais e matemáticos.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Analise as proposições em relação à obra Melhores poemas, Paulo Leminsky, ao Texto – SUJEITO INDIRETO, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) O poeta Leminski desenvolveu apurada sensibilidade para o haicai – poema de origem japonesa, demarcado pela concisão e objetividade; a obra Melhores poemas também está pinçada por este tipo de poema.
( ) Na obra de Leminsky também se identificam características da poesia brasileira da segunda fase do Modernismo, a exemplo, o discurso poético com versos livres ou metrificação em oposição à sintaxe normativa.
( ) O poeta Leminsky, poeta de vanguarda, criou poemas dentro dos princípios que norteiam o Concretismo – movimento poético brasileiro da década de 50; pois sua produção poética é marcada apenas pelo apelo à comunicação não-verbal.
( ) Da leitura do poema, depreende-se a ironia do poeta em relação à gramática, pois ele questiona a funcionalidade do conhecimento da gramática e a aplicabilidade dela, em especial, quanto às nomenclaturas.
( ) O poema comprova que o poeta está dividido entre a subjetividade e a objetividade, no momento em que leva o eu poético à reflexão da própria existência, baseando-se em termos gramaticais e matemáticos.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Futurismo. O Manifesto Futurista, de autoria do poeta
italiano Filippo Tommaso Marinetti (1876-1944), foi publicado em Paris em 1909. Nesse manifesto, Marinetti declara a
raiz italiana da nova estética: “queremos libertar esse país (a
Itália) de sua fétida gangrena de professores, arqueólogos,
cicerones e antiquários”. Falando da Itália para o mundo, o
Futurismo coloca-se contra o “passadismo” burguês e o tradicionalismo cultural. A exaltação da máquina e da “beleza
da velocidade”, associada ao elogio da técnica e da ciência,
torna-se emblemática da nova atitude estética e política.
(https://enciclopedia.itaucultural.org.br. Adaptado.)
Verifica-se a influência dessa vanguarda artística nos seguintes versos do poeta português Fernando Pessoa:
Mas, ah outra vez a raiva mecânica constante!
Outra vez a obsessão movimentada dos ônibus.
E outra vez a fúria de estar indo ao mesmo tempo
[dentro de todos os comboios
De todas as partes do mundo,
De estar dizendo adeus de bordo de todos os navios,
Que a estas horas estão levantando ferro ou
[afastando-se das docas.
O sonho é ver as formas invisíveis
Da distância imprecisa, e, com sensíveis
Movimentos da esprança e da vontade,
Buscar na linha fria do horizonte
A árvore, a praia, a flor, a ave, a fonte —
Os beijos merecidos da Verdade.
O teu silêncio é uma nau com todas as velas pandas...
Brandas, as brisas brincam nas flâmulas, teu sorriso...
E o teu sorriso no teu silêncio é as escadas e as andas
Com que me finjo mais alto e ao pé de qualquer paraíso...
Não me compreendo nem no que, compreendendo, faço.
Não atinjo o fim ao que faço pensando num fim.
É diferente do que é o prazer ou a dor que abraço.
Passo, mas comigo não passa um eu que há em mim.
Desenlacemos as mãos, porque não vale a pena
[cansarmo-nos.
Quer gozemos, quer não gozemos, passamos como
[o rio.
Mais vale saber passar silenciosamente
E sem desassossegos grandes.
Sem amores, nem ódios, nem paixões que levantam
[a voz,
Nem invejas que dão movimento demais aos olhos,
Nem cuidados, porque se os tivesse o rio sempre
[correria,
E sempre iria ter ao mar.
“[...] um romance histórico, que conta a saga de uma família libanesa, através da personagem Amina. Datado de final de século XIX, princípios do século XX, a história tem como pano de fundo a imigração libanesa. Relata, em primeira pessoa, a trajetória desta personagem que obrigada por seu pai a acompanhar seu tio a fugir, se dirige aos EUA e posteriormente ao Brasil onde passa por dias difíceis e situações complicadas expondo suas angústias e nos revelando o pensamento de uma oriental vivendo agora no ocidente.”
Em relação ao texto acima, assinale a alternativa correta.
“[...] um romance histórico, que conta a saga de uma família libanesa, através da personagem Amina. Datado de final de século XIX, princípios do século XX, a história tem como pano de fundo a imigração libanesa. Relata, em primeira pessoa, a trajetória desta personagem que obrigada por seu pai a acompanhar seu tio a fugir, se dirige aos EUA e posteriormente ao Brasil onde passa por dias difíceis e situações complicadas expondo suas angústias e nos revelando o pensamento de uma oriental vivendo agora no ocidente.”
Em relação ao texto acima, assinale a alternativa correta.
Refere-se à obra Amrik, que foi escrita por Ana Miranda.