Questõessobre Barroco
Leia o comentário (adaptado) do crítico Sânzio de Azevedo,
publicado em 2006:
“Identificação da poesia com a escultura; correção métrica e gramatical; ausência de sentimentalismo (mas não de
sentimento); ‘mot juste’, a palavra exata; gosto pelos poemas
descritivos e/ou narrativos; uso do alexandrino (o que nem
sempre foi seguido); apreço pela rima (raros poemas em versos brancos); predileção pela forma fixa (soneto, balada etc);
presença da mitologia greco-latina; história grega ou romana;
exotismo, focalizando o mundo oriental; tudo isso constitui
o conjunto das principais características desse movimento.”
O texto refere-se ao
A característica marcante em todo poema e o recurso estético
pertinente ao Barroco, na última estrofe, encontra-se,
respectivamente, em
MATOS, Gregório. Disponível em: http://poesiascolecionadas.
blogspot.com.br/2010/05/desenganos-da-vida-metaforicamente.html.
Acesso em: 21 set. 2016.
Tudo cura o tempo, tudo faz esquecer, tudo gasta, tudo
digere, tudo acaba. Atreve-se o tempo a colunas de
mármore quanto mais a corações de cera! São as afeições
como as vidas que não há mais certo sinal de haverem de
durar pouco, que terem durado muito. São como as linhas
que partem do centro da circunferência, que, quanto mais
continuadas, tantos menos unidas. (..) A razão natural de
toda essa diferença é porque o tempo tira a novidade às
coisas, descobre-lhe os defeitos, enfastia-lhe o gosto, e
basta que sejam usadas para não serem as mesmas.
Gasta-se o ferro com o uso quanto mais o amor?
(Padre Antonio Vieira, Sermão do mandato)
Padre António Vieira é reconhecido como um dos
expoentes do período literário conhecido como o
Barroco, período:
1) que reflete um momento conturbado da história
do continente europeu.
2) caracterizado pelo desequilíbrio entre razão e
emoção, pela expressão da dualidade humana.
3) cuja visão conflitante se manifestava pelo uso
reiterado de figuras de linguagem, sobretudo de
inversões e de antíteses.
4) em que à retórica argumentativa foi atribuída uma
função socialmente relevante, como no trecho do
sermão mostrado acima.
Estão corretas:
Assinale a alternativa correta sobre os três sermões do Padre Antônio Vieira.
Leia as seguintes afirmações sobre o Sermão de Santo Antônio aos peixes, de Padre Antônio Vieira.
I - O Sermão apresenta a estratégia de se dirigir aos peixes, e não aos homens, estendendo o
alcance crítico à conduta dos colonos maranhenses.
II - O Sermão apresenta elogios aos grandes pregadores, através de passagens do Novo
Testamento.
III- A sardinha é eleita o símbolo do verdadeiro cristão, por ter sido o peixe multiplicado por Jesus.
Quais estão corretas?
A conhecida pintura de Pedro Américo (1840-1905) remete a um fato histórico relacionado à seguinte escola literária
brasileira:
A visão depreciativa da existência humana
pode ser constatada no seguinte fragmento
de Gregório de Matos:
Que és terra Homem, e em terra hás de tornar-te,
Te lembra hoje Deus por sua Igreja,
Identifique em um dos trechos abaixo aquele que possua a mesma temática.
Nos anos em que atuaram estes escritores, a poesia
brasileira percorreu os meandros do extremo subjetivismo, à
Byron e à Musset. Alguns poetas adolescentes, mortos antes
de tocarem a plena juventude, darão exemplo de toda uma
temática emotiva de amor e morte, dúvida e ironia, entusiasmo e tédio.
(Alfredo Bosi. História concisa da literatura brasileira, 2006. Adaptado.)
O texto refere-se
Considerando os estilos literários e as informações
correspondentes, relacione adequadamente as colunas a
seguir.
I. Barroco.
II. Realismo.
III. Classicismo.
IV. Romantismo.
V. Modernismo.
( ) Predomina o determinismo: o indivíduo de nada vale,
existem leis universais que regem a história, a sociedade
e o homem.
( ) Tem como características, dentre outras, a defesa da
pátria e da liberdade, o mal do século e o sentimentalismo.
( ) Termina junto com a 2ª Guerra; tem como características
o ataque à arte tradicional, o desejo de renovar e
nacionalizar a arte brasileira.
A sequência está correta em
No bloco superior abaixo, estão listados movimentos literários brasileiros; no inferior, características
desses movimentos.
Associe adequadamente o bloco inferior ao superior.
1. Barraco
2. Romantismo
3. Modernismo
( ) Utiliza manifestos coma grande meio de divulgação das intenções estéticas e ideol6gicas.
( ) Caracteriza-se como retorno a uma intensa religiosidade.
( ) Procura configurar os dilemas e as contradições do ser humano.
( ) Busca a identidade nacional coma temática, mantendo a forma conforme o padrão europeu.
A sequencia correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, e
Considerando o experimentalismo surgido com as vanguardas do século XX, constata-se que os poemas de
Campos e Pontes são respectivamente
Leia o soneto de Gregório de Matos.
Aos afetos, e lágrimas derramadas na ausência da dama a
quem queria bem
Ardor em firme coração nascido;
Pranto por belos olhos derramado;
Incêndio em mares de água disfarçado;
Rio de neve em fogo convertido:
Tu, que um peito abrasas escondido;
Tu, que em um rosto corres desatado;
Quando fogo, em cristais aprisionado;
Quando cristal, em chamas derretido.
Se és fogo, como passas brandamente,
Se és neve, como queimas com porfia?
Mas ai, que andou Amor em ti prudente!
Pois para temperar a tirania,
Como quis que aqui fosse a neve ardente,
Permitiu parecesse a chama fria.
(MATOS, Gregório de. In: Wisnik, José Miguel [Sel. e org.]. Poemas
escolhidos. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.)
Analise as assertivas a seguir.
I. As contradições, presentes no Barroco, demonstram
sentimentos despertados no eu lírico.
II. No fim do poema, os elementos que produzem as imagens
opostas são fundidos havendo, assim, uma conciliação dos
opostos.
III. O interlocutor a quem o eu lírico se dirige no poema pode
ser identificado como a própria dama a quem entregara
seus sentimentos amorosos.
IV. Trata-se de um soneto em versos decassílabos com a
presença de rimas intercaladas demonstrando a organização
dada aos poemas pelos poetas barrocos.
Estão corretas apenas as afirmativas
Verifica-se que os versos e a pintura, em razão das características que lhes são peculiares, pertencem
respectivamente aos períodos
Leia o poema e observe a pintura a seguir para responder à questão.
Destes penhascos fez a natureza
O berço, em que nasci: oh quem cuidara,
Que entre pedras tão duras se criara
Uma alma terna, um peito sem dureza!
Amor, que vence os tigres, por empresa
Tomou logo render-me ele declara
Centra o meu coração guerra tão rara,
Que não me foi bastante a fortaleza
Por mais que eu mesmo conhecesse o dano,
A que dava ocasião minha brandura,
Nunca pude fugir ao cego engano:
Vós, que ostentais a condição mais dura,
Temei, penhas, temei; que Amor tirano,
Onde há mais resistência mais se apura
COSTA, Claudio Manuel da. Soneto XCVIII. Disponível em: <http://www.bibvirt.futuro.usp.br>
CARAVAGGIO, Michelangelo. Conversão de São Paulo – 1600-1601. Óleo sobre tela. Disponível em: <galleryhip.com>
Leia atentamente o fragmento do poema de Gregório de Matos e marque a alternativa correta.
Ontem a vi por minha desventura
De uma mulher, que em anjo se mentia
De um sol, que se trajava em criatura
Matem-me, disse eu, vendo abrasar-me
Se a beleza heis de ver para matar-me
Antes olhos cegueis, do que eu perder-me.
I – Os versos acima mostram o conflito do homem barroco centrado entre o amor divino e o amor carnal.
II – O fragmento acima é repleto de antíteses, uma das figuras mais empregadas no Arcadismo. Podemos
destacar, como exemplo, que a antítese de mulher, no poema, é beleza.
III – Uma das características do Barroco é o cultismo, que se constitui no jogo de palavras e construção de
imagens. O fragmento destacado confirma essa ideia com a presença de metáforas, paradoxos e
antíteses nos seus versos.
Estão corretas:
Leia atentamente o fragmento do poema de Gregório de Matos e marque a alternativa correta.
Ontem a vi por minha desventura
De uma mulher, que em anjo se mentia
De um sol, que se trajava em criatura
Matem-me, disse eu, vendo abrasar-me
Se a beleza heis de ver para matar-me
Antes olhos cegueis, do que eu perder-me.
I – Os versos acima mostram o conflito do homem barroco centrado entre o amor divino e o amor carnal.
II – O fragmento acima é repleto de antíteses, uma das figuras mais empregadas no Arcadismo. Podemos destacar, como exemplo, que a antítese de mulher, no poema, é beleza.
III – Uma das características do Barroco é o cultismo, que se constitui no jogo de palavras e construção de imagens. O fragmento destacado confirma essa ideia com a presença de metáforas, paradoxos e antíteses nos seus versos.
Estão corretas:
O Barroco manifestou-se em várias expressões artísticas (arquitetura, pintura, escultura, música,
literatura, teatro), por meio de um estilo próprio, com características estéticas marcantes. Analise os
Textos 9, 10 e 11 e, considerando as características do Barroco em diferentes manifestações
artísticas (escultura, pintura e literatura), assinale a alternativa CORRETA.
De acordo com o Texto, na moda, o "espírito barroco" se reflete
1) na sobriedade das cores.
2) no excesso de detalhes.
3) na mistura de informações.
4) na leveza dos tecidos.
Estão CORRETAS:
De acordo com o Texto, na moda, o "espírito barroco" se reflete
1) na sobriedade das cores.
2) no excesso de detalhes.
3) na mistura de informações.
4) na leveza dos tecidos.
Estão CORRETAS:
Diversos estudiosos buscam classificar as obras literárias em gêneros. A classificação aristotélica
tem sido utilizada para traçar as características dos gêneros literários (épico, lírico, dramático).
Conforme essa classificação, os textos literários são organizados em três gêneros: épico, lírico e
dramático. Identifique o gênero literário dos Textos 1, 2, 3 e 4, numerando-os de acordo com a
seguinte correspondência:
(1) gênero épico;
(2) gênero lírico;
(3) gênero dramático.
A sequência que identifica correta e respectivamente o gênero literário dos Textos 1, 2, 3 e 4 é:
A obra Paisagem italiana (1805), do pintor alemão Jakob
Philipp Hackert (1737-1807), remete, sobretudo, ao ideário do
A obra Prisão de Tiradentes (datada de 1914), do pintor brasileiro Antônio Parreiras (1860-1937), remete a evento histórico
relacionado ao seguinte movimento literário brasileiro:
A obra Prisão de Tiradentes (datada de 1914), do pintor brasileiro Antônio Parreiras (1860-1937), remete a evento histórico
relacionado ao seguinte movimento literário brasileiro: