Questão 42f9f131-ed
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Leia o texto e observe a figura a seguir.
Para Tadeusz Kantor (Polônia, 1915-1990), nada expressa
melhor a vida do que a ausência de vida, sendo a morte
um processo que está muito distante do religioso-sobrenatural.
Ela é a condição finita da temporalidade que fundamenta
o sentido da existência e que permeia o tempo
todo a vida humana. Em sua concepção, o teatro se
constrói na ação e não pelo aparato de reprodução literária.
Um texto dramático, não fechado, não conclusivo.
(Adaptado de: CINTRA, W. F. A. A morte como poética no teatro de
Tadeusz Kantor. In: VI Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação em
Artes Cênicas, 2010.)
(Cena da peça A classe morta, Tadeusz Kantor, 1975. Imagem disponível em: <http://www.caleidoscopio.art.br/cultural/teatro/teatrocontemporaneo/tadeusz-kantor-fases-a-classe-morta-partequatro.html>. Acesso em: 28 maio 2017.)
Com base no texto, na figura e nos conhecimentos
sobre o teatro, na relação entre obra e contexto e na
arte contemporânea, considere as afirmativas a seguir.
I. A proposição teatral de Kantor se dá de acordo
com a ideia de mimesis e, para ele, a função do
teatro é demonstrar, a partir da definição das
personagens e das suas falas, o modo como o
homem e a arte se constituem na vida cotidiana.
II. É perceptível, na disposição dos objetos em cena
e dos atores, o modo como o autor evoca o sentido
de vida e morte, intensificado pela atmosfera
criada por esses elementos.
III. A concepção teatral de Kantor considera o texto
não como determinante de toda ação, mas como
guia; nesse sentido, o processo de construção
da peça é um fator importante, ficando de lado a
representação da vida e, em jogo, sua presentificação.
IV. Em A classe morta, a morte é elevada à condição
de elemento estético e, como elemento, constitui
um processo criativo que nada tem de sobrenatural
e se institui como realidade sensível.
Assinale a alternativa correta.
Leia o texto e observe a figura a seguir.
Para Tadeusz Kantor (Polônia, 1915-1990), nada expressa
melhor a vida do que a ausência de vida, sendo a morte
um processo que está muito distante do religioso-sobrenatural.
Ela é a condição finita da temporalidade que fundamenta
o sentido da existência e que permeia o tempo
todo a vida humana. Em sua concepção, o teatro se
constrói na ação e não pelo aparato de reprodução literária.
Um texto dramático, não fechado, não conclusivo.
(Adaptado de: CINTRA, W. F. A. A morte como poética no teatro de
Tadeusz Kantor. In: VI Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação em
Artes Cênicas, 2010.)
(Cena da peça A classe morta, Tadeusz Kantor, 1975. Imagem disponível em: <http://www.caleidoscopio.art.br/cultural/teatro/teatrocontemporaneo/tadeusz-kantor-fases-a-classe-morta-partequatro.html>. Acesso em: 28 maio 2017.)
Com base no texto, na figura e nos conhecimentos
sobre o teatro, na relação entre obra e contexto e na
arte contemporânea, considere as afirmativas a seguir.
I. A proposição teatral de Kantor se dá de acordo
com a ideia de mimesis e, para ele, a função do
teatro é demonstrar, a partir da definição das
personagens e das suas falas, o modo como o
homem e a arte se constituem na vida cotidiana.
II. É perceptível, na disposição dos objetos em cena
e dos atores, o modo como o autor evoca o sentido
de vida e morte, intensificado pela atmosfera
criada por esses elementos.
III. A concepção teatral de Kantor considera o texto
não como determinante de toda ação, mas como
guia; nesse sentido, o processo de construção
da peça é um fator importante, ficando de lado a
representação da vida e, em jogo, sua presentificação.
IV. Em A classe morta, a morte é elevada à condição
de elemento estético e, como elemento, constitui
um processo criativo que nada tem de sobrenatural
e se institui como realidade sensível.
Assinale a alternativa correta.
A
Somente as afirmativas I e II são corretas.
B
Somente as afirmativas I e IV são corretas.
C
Somente as afirmativas III e IV são corretas.
D
Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
E
Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.